Problemas da imprensa em debate no Congresso da APIGRAF em Guimarães

Os problemas que afectam a imprensa foram abordados no Congresso que decorre este fim-de-semana em Guimarães da Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel.
O evento decorre no Mit Penha, subordinado ao tema «A nova era da comunicação gráfica e digital".


No Congresso, o Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa abordou os problemas que afectam actualmente os jornais e revistas num contexto em que "há gravíssimos problemas de papel, não só escassez de papel mas também da própria existência e disponibilidade de papel no mercado". Ainda segundo João Palmeiro, o contexto é ainda mais grave "devido ao aumento do custo da energia o que faz com que imprimir um jornal ou uma revista hoje custa muito mais do que o que custava há seis meses atrás".

O Dirigente alerta ainda para as consequências que estes problemas levantados acarretam para a sociedade actual.
"A minha presença no Congresso tem por objectivo manifestar solidariedades aos nossos parceiros que muitas vezes fazem das «tripas coração» para poderem corresponder às necessidades que conhecem dos jornais e revistas que imprimem".
João Palmeiro não tem dúvidas de que "se nada for feito há uma coisa que vai acontecer, os formatos dos jornais e revistas vão diminuir não só porque não existe papel e porque os custos hora/máquina vão subir e tudo isto conduzirá à diminuição da diversidade e do pluralismo que são fundamentais numa sociedade ameaça pela desinformação e notícias falsas".


Marcações: congresso, APIGRAF, imprensa

Imprimir Email