• Grupo Santiago

Empresa

HISTÓRIA DE UM GRUPO DE SUCESSO


Tudo terá começado em 15 de Maio de 1884

 

grupo santiago
guimapresssantiagocomercio2010desportivobigger

Nesse dia saía p'rás bancas a primeira edição do jornal O Comércio de Guimarães. Na sua longa vida, este consagrado semanário vimaranense, conheceu momentos de glórias e também as agruras das crises. O certo é que conseguiu ser uma presença assídua nas bancas em três séculos da História de Guimarães. E seria em 1986 que, devido a uma atitude meritória de um punhado de vimaranenses de quatro costados, O Comércio de Guimarães deixava de ser pertença de uma família para conhecer uma nova e decisiva etapa da sua vida. Sim, tendo deixado de se publicar em Dezembro de 1985 por evidente inviabilidade económica, o centenário jornal foi salvo do apagamento total e definitivo pela Santiago - Sociedade de Cultura e Turismo, Lda., que lhe proporcionou os meios necessários à viabilização económica. Aliás, pouco tempo depois, com a aquisição da Rádio Santiago e respectiva atribuição do alvará desta, a partir da própria Empresa Gráfica do jornal O Comércio de Guimarães, Lda., que mais tarde passaria a sociedade anónima, começava a desenvolver-se um grupo de comunicação social, agora conhecido por Grupo Santiago, designação que reflecte a força da Rádio Santiago no conjunto dos vários órgãos de comunicação social do Grupo.

À Rádio Santiago seguir-se-ia a aquisição do Desportivo de Guimarães e, mais tarde, a criação do primeiro jornal digital da região, o Guimarães Digital.

Para trás foi ficando a experiência de uma televisão local que funcionou com grande receptividade durante muito tempo. Contudo, não obstante a impossibilidade legal de prosseguir o projecto, a administração da empresa não deixa de ter a ambição de o retomar logo que legalmente seja possível e com perspectivas de viabilidade económica.

Para poder abrigar a realidade actual da empresa e dar corpo à realização dos sonhos, a empresa abalançou-se na edificação de amplas instalações próprias, bem localizadas no centro da Cidade.

Cada dia que passa é mais um dia de história desta empresa dinâmica que representa um dos mais bem sucedidos projectos na área dos serviços em toda a região, que veio perspectivar um futuro profissional digno para várias dezenas de jovens.

Os estudos de audiência elaborados pela Marktest têm, sucessivamente, demonstrado a liderança da Rádio Santiago e d’O Comércio de Guimarães. Só o Desportivo de Guimarães não tem outro semanário desportivo local para podermos fazer comparação, mas, pela sua forte aceitação e crescimento, estamos certos de que se tivesse congéneres sério o líder.

Imprimir Email