Têxteis Penedo apresentou colecção com fio revolucionário de cortiça

A Têxteis Penedo estreou um revolucionário fio de cortiça na produção de diversos artigos. A notícia foi confirmada pelo Presidente da empresa vimaranense em declarações ao site Portugal Têxtil.

Xavier Leite anunciou a primeira colecção da empresa com base num fio de cortiça que resultou do projecto Cork-a-tex que a Têxteis Penedo desenvolveu em parceria com a Sedacor, uma empresa de artigos de cortiça de S. Paio de Oleiros.
Lençóis, colchas, mantas, edredons e até papel de parede são algumas das possibilidades de fabrico com o «Cork-a-tex» que segundo o Presidente da Têxteis Penedo permitiu avançar para negociações que apontam para a produção dos mais variados artigos grandes players do calçado e até do automóvel.

«Estamos com três grandes marcas de calçado desportivo internacionais que anunciam compras astronómicas de milhões. E temos a indústria automóvel, também com reputadas marcas, que já aprovaram o nosso produto para estofos e tetos», afirmou ao Portugal Têxtil o responsável da empresa de Guimarães.
O novo fio de cortiça também pode ser aplicado no fabrico de t-shirts e camisas, sendo que já há potenciais interessados, nomeadamente uma empresa suíça de roupa de mulher.

De acordo com os testes efectuados, o fio Cork-a-tex não apresenta qualquer tipo de limitações na tecelagem, tingimento e estamparia, e revelaram elevada resistência, para além de propriedades hipoalergénicas, antibacterianas, de resistência à fricção e à abrasão, entre outras.


Marcações: Têxteis Penedo, fio, cortiça

Imprimir Email