Guimarães apresentou em Bruxelas boas práticas em Responsabilidade Social Corporativa

O Município de Guimarães apresentou em Bruxelas boas práticas em responsabilidade social. A apresentação aconteceu durante o encontro Transnacional final do Cities4CSR, que reuniu as oito cidades parceiras do projecto. A reunião serviu para formalizar o encerramento desta fase do projecto e para adquirir competências de novas acções e propostas da Comissão Europeia com a finalidade de dar resposta aos desafios que as cidades actualmente enfrentam.

O projecto tem como objectivo desbloquear oportunidades e dar respostas sustentáveis para os desafios urbanos actuais, que contribuam para melhorar as cidades.
A Rede de Planeamento de Acção do CITIES4CSR identificou nas acções de Responsabilidade Social Corporativa as oportunidades para solucionar problemas e melhorar as estratégias municipais e os planos locais, descobrindo e explorando o valor das parcerias com o sector privado e stakeholders relevantes a nível local.

Guimarães tem vindo a desenvolver uma aplicação destinada a empresas e instituições de solidariedade social, cujo objectivo passa pela criação de ligações optimizadas em função dos objectivos das instituições e daquilo que as empresas têm para oferecer, reduzindo o tempo que despendem na procura do parceiro certo para um determinado projecto que queiram desenvolver. O desenvolvimento desta plataforma decorre suportado num modelo colaborativo e participativo, desenvolvido pela Comissão Europeia através dos Projectos URBACT. Este modelo participativo materializa-se através do Grupo de Acção Local, que integra mais de uma dezena de empresas e instituições de solidariedade pertencentes ao Projeto Guimarães Marca e ao CLAS – Conselho Local de Acção Social.

Neste encontro os parceiros tiveram ainda a oportunidade de conhecer o Plano de Acção da Agenda Urbana para a contratação pública inovadora e responsável e puderam assistir ao Showcase URBACT da Contratação Estratégica, assim como conhecer os projectos de todas as cidades que fazem parte do Cities4CSR. O Cities4CSR é a primeira Network do URBACT, na Europa, que se foca nas relações entre governos locais e os interesses das empresas das suas regiões na resolução de problemas urbanos através da Responsabilidade Social.


Marcações: boas práticas, Bruxelas

Imprimir Email