Guimarães apresentou em Bruxelas trabalho na área da sustentabilidade

Guimarães marcou presença numa conferência realizada em formato híbrido, em Bruxelas, organizada pelo Observatório do Desenvolvimento Sustentável, do Comité Social e Económico Europeu. A conferência, intitulada «Ecological overshoot: How the EU can push back against resource depletion (Sobrecarga Ecológica: Como a UE pode atrasar o esgotamento dos recursos», colocou diversas personalidades europeias a reflectir sobre a importância das políticas climáticas e as medidas para reduzir a pegada ecológica.

No painel de partilha de boas práticas e iniciativas, Guimarães foi a cidade europeia escolhida para apresentar o seu trabalho, nomeadamente sobre a importância do cálculo da pegada ecológica na orientação das suas políticas municipais.
Na sessão, a Vice-Presidente do Município de Guimarães, e responsável pelo pelouro da Candidatura a Capital Verde Europeia, Adelina Paula Pinto, destacou a importância de instrumentos de monitorização que contribuam para a definição das políticas locais, assim como partilhar alguns projetos em curso, e que visam contribuir para a diminuição da pegada ecológica municipal. O Ecossistema de Governança Guimarães 2030 foi também um dos destaques, pela sua importância na criação de sinergias e no envolvimento dos cidadãos.

Desde 2016, Guimarães calcula a sua pegada ecológica municipal, num trabalho em parceria com a Global Network Footprint e a Universidade de Aveiro.


Marcações: conferência, Bruxelas, sustentabilidade

Imprimir Email