Município de Guimarães reconhecido por boas práticas de cidadania e igualdade de género

A Câmara de Guimarães e mais 33 autarquias foram reconhecidas pelas boas práticas locais na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no Teatro Jordão no âmbito do «Fórum da Igualdade: Encontro Feminista».

Foram distinguidas 25 autarquias com o Prémio Viver em Igualdade e atribuídas nove Menções Honrosas pelas boas práticas locais evidenciadas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.

O Município de Guimarães foi reconhecido pela terceira vez com este prémio, que realça “o excelente trabalho evidenciado na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação”.
A Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, vincou que prémio visa “incentivar com vista ao objectivo crescente de uma maior igualdade na vida de homens e de mulheres, em todos os territórios”, sublinhando o “compromisso político e a qualidade técnica” assumido por vários Municípios.

“A territorialização das políticas assegura uma maior eficácia nestas iniciativas porque promove o trabalho em rede e promove os actores locais, incentivando os Municípios darem continuidade a este trabalho, através de ferramentas como os Planos Municipais para a Igualdade de Género, a definição de Conselheiras para Igualdade de Género ou até a nomeação de equipas para trabalhar a Igualdade na Vida Local”, frisou. Isabel Almeida Rodrigues fez questão de apontar o longo trabalho ainda a fazer, enumerando alguns dados. “Só este ano registamos 20 mulheres e uma criança vítimas mortais em contexto de violência doméstica”, apontou.

O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, destacou que “este prémio é especial e diz muito das políticas públicas que cada Município está a implementar. Sentimo-nos bem quando a nossa comunidade é reconhecida como tendo a consciência que todos fazem parte e todos se sintam incluídos. Todas as políticas públicas que definimos para o território devem ter como resultado a democracia plena, com empoderamento dos nossos munícipes para que participem activamente e possam abraçar as diversas causas. Nessas causas está a igualdade de género, a diversidade de género e a inclusão. A Educação é um dos pilares para uma participação vigilante e activa dos nossos cidadãos, tendo ainda como essenciais os pilares da Cultura e da Ciência”, apontou Domingos Bragança na sessão de abertura. “Sabemos que a Igualdade de Género não está plenamente conseguida e temos de estar sempre atentos, alicerçados no sistema educativo através de uma interação comunitária constante”, vincou ainda o Presidente da Câmara de Guimarães


Marcações: prémio, Viver em Igualdade, boas práticas, igualdade de género , cidadania

Imprimir Email