Prémio de História Alberto Sampaio 2024

Os municípios de Guimarães, Braga e Famalicão e a Sociedade Martins Sarmento promovem mais uma edição do Prémio de História Alberto Sampaio.

Trata-se de uma iniciativa que tem organização e direcção científica da Academia das Ciências de Lisboa.
O prémio destina-se a homenagear e a manter viva a pessoa e a obra de Alberto Sampaio, promovendo o desenvolvimento dos estudos científicos e investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial nas disciplinas da História Social e Económica.
O prémio no valor monetário de sei mil euros, será atribuído por um júri constituído por académicos de universidades portuguesas a designar pela Academia das Ciências de Lisboa.
Os estudos concorrentes devem ser enviados para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., em formato PDF, até 31 de Maio próximo, podendo ter por base trabalhos académicos que contenham alterações adequadas aos objectivos do concurso e devem incorporar um breve texto que exprima a sua relação com os objectivos do prémio e a obra de Alberto Sampaio.

Alberto da Cunha Sampaio nasceu em Guimarães, no dia 15 de Novembro de 1841 e faleceu em Cabeçudos, Vila Nova de Famalicão, no dia 1 de Dezembro de 1908.
Foi historiador, Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, tendo ficado conhecido pelos seus trabalhos no domínio da história económica. As suas obras mais conhecidas são as consagradas às póvoas marítimas medievais e às vilas do Norte de Portugal.


Marcações: prémio, Alberto Sampaio

Imprimir Email