«Guimarães Allegro» leva música erudita à rua para desmistificar conceito elitista

A sétima edição do «Guimarães Allegro» vai decorrer de 14 a 16 deste mês. O evento de música erudita organizado pela Câmara Municipal e a da Sociedade Musical de Guimarães, apresenta um programa "eclético baseado num conceito universal".

Na apresentação da edição deste ano do evento, o director artístico salienta o concerto de abertura, no dia 14, no Paço dos Duques que terá como maestro um ucraniano a dirigir Romeu e Julieta do compositor russo Tchaikovsky, "numa prova da universalidade da música e do seu carácter congregador", salientou Domingos Castro.
Ainda sobre o programa, o mesmo responsável anunciou a novidade de uma arruada marcada para a manhã do dia 16 que decorrerá pelas ruas da cidade "ligando" locais onde ocorrerão actuações de bandas vimaranenses, nomeadamente o Quarteto de Clarinetes da Banda Musical das Caldas das Taipas, o grupo de câmara do Conservatório de Guimarães e o Quinteto de Metais da Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos.

O Vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, fala de um evento "especial e de celebração daquele que é, porventura, o evento mais completo e transversal das nossas políticas culturais em todas as suas dimensões artísticas" e que promove a música nas ruas da cidade, "para as pessoas e o património".
Ainda de acordo com Paulo Lopes Silva, o «Guimarães allegro» tem contribuído para "desmistificar a ideia de elitismo" da música erudita, "fruto de um trabalho articulado e rede que fecha o ciclo perfeito da formação à profissionalização".

Bruno Leite deu conta da satisfação da Sociedade Musical de Guimarães por integrar uma parceria com a Câmara Municipal "proveitosa" e concorre para "reconhecer" o trabalho dos alunos finalistas.


Marcações: Guimarães Allegro, Música Erudita, 2022

Imprimir Email