Guimarães tem estratégia referência nas áreas da arte e cultura

O Director Geral das Artes elogiou a estratégia de Guimarães nas áreas da arte e cultura. Américo Rodrigues falava na sessão de abertura da sexta edição da Contextile que reúne artistas convidados de vários países.

Em representação do Ministério da Cultura, Américo Rodrigues considerou a “iniciativa ímpar e singular, com uma perfeita ligação entre os artistas com a comunidade e uma atenção permanente associada à cultura têxtil”. Aquele responsável sublinhou ainda que “Guimarães é um exemplo para o país e sempre tido como referência na área das artes e cultura através de uma estratégia que liga criadores, território, comunidade e artistas”.

Na mesma sessão, o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, expressou a “dimensão distintiva de Guimarães enquanto marca cultural e marca da indústria” nesta ligação à Bienal.
“É interessante esta capacidade de cruzar a arte no têxtil e o têxtil na arte, através de uma marca que Guimarães conseguiu consolidar depois da Capital Europeia da Cultura e, também, da capacidade que teve para superar as revoluções industriais”.
Domingos Bragança destacou ainda que “a distinção cultural de Guimarães resulta do questionamento constante para construir uma sociedade melhor e, por isso, Guimarães continua a ser referência também na formação artística e cultural”.

O director da Contextile, Joaquim Pinheiro, frisou o aumento de novas camadas à Bienal, destacando a exposição «Imagine – Temporada Cruzada 2022», resultado de uma parceria com o FITE - Festival International des Textiles Extraordinaires, de Clermont-Ferrand, no âmbito do programa Temporada Cruzada, uma iniciativa dos Governos de Portugal e França, sublinhando ainda a retrospectiva histórica «10 artistas – O Têxtil na Arte Portuguesa», patente no Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

A Contextile 2022 - Bienal da Arte Têxtil Contemporânea está a decorrer em Guimarães, até 30 de Outubro, em diferentes espaços culturais e artísticos de Guimarães, com artistas e obras de todo o mundo.
A inauguração da «Exposição Internacional» decorreu no sábado, com 58 obras de 54 artistas (33 países), seleccionados por um júri internacional a partir de uma convocatória.
O Prémio de Aquisição foi atribuído a Leila Pile (Bélgica – Graduated. Ribbons) e quatro menções honrosas para Arja Kärkkäinen (Finlândia - The Shopping Bags of Tartaru), Estefanía Tarud (Chile - Flashliht), IPER-collettivo (Itália – Plastic Textille) e Vania Sommermeyer (Brasil – Ativando Guimarães).
A sessão de abertura contou ainda com as presenças da Directora Regional da Cultura Norte, Laura Castro e do Vereador da Cultura da Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva.


Marcações: Inauguração, Contextile, 2022

Imprimir Email