Projecto piloto de reciclagem do vidro apresentado em Guimarães

Guimarães integra um grupo de municípios onde vai ser implementado um projecto piloto de separação de embalagens de vidro em restaurantes.
Trata-se de uma iniciativa conjunta da Sociedade Ponto Verde e da Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem, responsáveis pelo projecto «Mais Vidro, Mais Reciclagem».

De acordo com o projecto, os restaurantes terão um vidrão, suportado por um mecanismo tecnológico, que vai baldear automaticamente um contentor de 120 litros de uma única vez. Desta forma, o processo manual de colocação das embalagens uma a uma é anulado, o que torna a separação mais célere e eficaz.
Em paralelo, o projecto vai decorrer também nas valências de recolha porta-a-porta e utilização de vidrões subterrâneos junto dos estabelecimentos, sendo que, globalmente, está ainda prevista a sensibilização e capacitação dos colaboradores dos estabelecimentos aderentes.
Para além de Guimarães, fazem parte deste projecto piloto Matosinhos, Gondomar, Espinho, Vizela, Cascais e alguns concelhos do Algarve. O projecto terá a duração de 18 meses e tem como objectivo chegar a 1.500 estabelecimentos.


A apresentação do projecto «Mais Vidro, Mais Reciclagem» decorreu ontem à tarde em Guimarães, município onde vão ser instalados os primeiros 100 vidrões de baldeamento assistido. Após os 18 meses previstos para a implementação desta iniciativa, prevê-se uma segunda fase com o alargamento a mais zonas do país.


Marcações: piloto, restaurantes , projecto, mais vidro

Imprimir Email