Projecto 360.come do Laboratório da Paisagem aprovado pelo Fundo Ambiental

O Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Acção Climática aprovou uma candidatura do Laboratório da Paisagem.
O projecto 360.come será implementado de imediato e terá como foco a alimentação sustentável, o uso sustentável do solo e a economia circular, tendo recebido nota máxima na avaliação das diferentes candidaturas.


Em comunicado, o Laboratório da Paisagem fala de um projecto multidisciplinar e integrador. Através do uso de estratégias de educação e comunicação inovadoras, pretende-se demonstrar que a alimentação saudável, o desperdício alimentar, o consumo de proximidade, a transição para uma economia circular e a promoção do bom uso dos solos, são temáticas que deverão ser vistas de um modo holístico e interconectado, potenciando a alteração de comportamentos.
O projecto proposto pelo Laboratório da Paisagem volta a integrar as componentes da Educação Ambiental e Investigação e Desenvolvimento, apostando no desenvolvimento de kits de cultivos criados a partir do desperdício têxtil pós-consumo, acções de educação, capacitação e sensibilização nas escolas, o mapeamento dos produtos locais para criação de uma base dados acessível aos comerciantes, hotelaria e comunidade, e a avaliação da segurança química de alimentos produzidos nas hortas escolares e/ou comunitárias. O projecto 360.come aposta ainda na criação de um e-book com 12 receitas de chefs vimaranenses, um manual de boas-práticas para cantinas e acções de capacitação e sensibilização para a comunidade.

De acordo com os resultados da pegada ecológica municipal, o consumo continua a ser um dos vectores responsáveis pelo peso da pegada ecológica. Assim, o projecto 360.come pretende ser mais uma aposta para a sua mitigação, procurando contribuir para a alteração da estratégia alimentar de Guimarães. Uma vez mais, e seguindo aquilo que tem sido a matriz habitual do Ecossistema de Governança Guimarães 2030, o projecto 360.come conta com o envolvimento dos sectores público e privado, a Academia e os cidadãos.

O mais recente projecto aprovado tem um orçamento global de 48.532.88€, sendo financiado pelo Fundo Ambiental em 33.973.02€.


Marcações: Fundo Ambiental, projecto, 360.come

Imprimir Email