Projecto em Prazins Santo Tirso e Corvite vai «Convid'arte» ao envelhecimento activo

Na União de Freguesias de Prazins Santo Tirso e Corvite vai «nascer» um projecto social que o executivo Municipal já aprovou na sua reunião do passado dia 26 de Janeiro, com a atribuição de 18 mil euros. Trata-se do «Convid'arte» que começa a ser desenvolvido a partir de 13 de Março e por um prazo de um ano.

Em declarações ao Grupo Santiago, o Presidente da Junta da União de Freguesias fala de uma iniciativa da autarquia envolvendo alguns membros da comunidade "por sentirmos que faz falta uma resposta de âmbito social para a nossa população mais sénior".
Ainda segundo Carlos Borges e de acordo com o próprio nome do projecto, "o que se pretende é convidar as pessoas a sair de casa e envolverem-se num projecto que gira em torno de sete artes clássicas". Ou seja, actividades na área da pintura. escultura, música, literatura, dança, arquitectura e cinema.
"A sala onde tudo vai acontecer ainda está despida e queremos que os utentes nos ajudem a preenchê-la. Queremos que o espaço físico cresça com o projecto", afirmou.
Na prática, como confirma Carlos Borges, o que se pretende é promover o envelhecimento activo dos seniores das freguesias de Prazins Santo Tirso e Corvite, "melhorando a sua qualidade de vida e prevenindo o isolamento social desta franja da nossa população".

"Todas as actividades que temos pensadas têm como objectivo desenvolver a socialização, a auto-estima, a autonomia e a cidadania e promovendo um carácter intergeracional", salientou.
Esta vertente fará com que os utentes do projecto se desloquem às escolas locais e que os alunos partilhem o espaço do projecto interagindo com os destinatários do «Convid'arte».
Num contexto de envelhecimento generalizado da população e que também acontece nas freguesias de Prazins Santo Tirso e Corvite, o projecto pretende também ser uma "resposta de identidade" fazendo com que os utentes ajudem a preservar tradições ajudando a registá-las para que a memória da comunidade não se perca".
Neste momento está tudo pronto para começar a desenvolver o projecto logo que seja assinado o protocolo com a Câmara Municipal a quem Carlos Borges agradece, na pessoa do Presidente Domingos Bragança, pelo "excelente trabalho que tem desenvolvido particularmente na área social e pelo voto de confiança que depositou em nós, acreditado neste projecto"

Carlos Borges refere que o projecto estará de portas abertas para receber todos quantos queiram participar nas suas actividades, admitindo que os utentes possam ser divididos por grupos "tentando sempre ir ao encontro das suas necessidades com disponibilidade para serem os utentes a definirem as actividades".


Marcações: Prazins Santo Tirso, projecto, Corvite, convidarte

Imprimir Email