Freguesia de Gonça identificada como prioritária para fiscalização da gestão de combustível

Gonça é a única freguesia do concelho de Guimarães identificada pelo Governo como sendo prioritária para fiscalização da gestão de combustível, no âmbito das medidas contra incêndios rurais.

A lista foi publicada ontem em Diário da República, num despacho conjunto dos ministérios da Administração Interna e do Ambiente e Ação Climática.

"O tratamento tempestivo da acumulação e das continuidades da vegetação no âmbito da rede secundária de faixas de gestão de combustível constitui uma das principais medidas que contribuem para a proteção das pessoas, animais e bens contra incêndios rurais", sublinham os ministérios no refeido despacho

No distrito de Braga estão abrangidas 72 freguesias e Uniões de Freguesia. Gonça é a única identificada no Concelho de Guimarães. Mas, em Fafe, foram sinalizadas 14, na Póvoa de Lanhoso 7, em Cabeceiras de Basto 11, em Celorico de Basto 10, em Terras do Bouro 13, em Vieira do Minho 11, em Amares 4 e Esposende com uma freguesia.

As ações de fiscalização começam a 1 de maio, abrangendo, durante esse mês, os terrenos confinantes a edifícios em espaços rurais (numa faixa de 50 metros) e os aglomerados populacionais, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários em espaços florestais (numa faixa de 100 metros).

Posteriormente, entre 1 e 30 de junho, serão avaliadas as operações de limpeza realizadas nas redes viária, ferroviária e nas linhas de transporte e distribuição de energia elétrica em muito alta e alta tensão (numa faixa de 10 metros para cada um dos lados), bem como nas linhas de distribuição de energia elétrica em média tensão e na rede de transporte de gás natural (numa faixa de 7 metros para cada um dos lados).

Marcações: Gonça, faixas de gestão de combustível

Imprimir Email