Programa «Aldeias Seguras» conta com cinco aglomerados

Numa altura em que Portugal vive uma situação crítica com os fogos, Guimarães conta com cinco aglomerados no seu concelho onde foram implementados o programa «Aldeias Seguras» de prevenção das populações e começou por Pedrógão Grande.

A freguesia de Gonça, com dois aglomerados, e a União de Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo com três aglomerados são os locais onde foram identificados um Oficial de Segurança por aglomerado, com percursos de evacuação e locais de abrigo e de refúgio e onde foram recentemente efectuadas acções de capacitação e sensibilização aos Oficiais de Segurança.

De resto, o Município executou, no corrente ano, 246 hectares (ha) de faixas de gestão de combustível associados às estradas municipais, caminhos florestais e zonas industriais, de acordo com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), bem como em todos os pontos de água. Foram beneficiados ainda cerca de 56 quilómetros de caminhos florestais previamente definidos com as cinco Corporações de Bombeiros Voluntários que actuam no nosso concelho, nomeadamente na Penha, Atães, Senhora dos Montes, Gonça, Longos, São Torcato, UF de Souto Santa Maria, Souto S. Salvador e Gondomar e Senhora da Saúde.

Marcações: Gonça, Aldeias Seguras, União de Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo

Imprimir Email