1º Festival Caldos, Sopas e Papas este fim-de-semana na Cooperativa Agrícola em Creixomil

A Confraria Terras Vimaranes realiza este fim-de-semana o 1º Festival Caldos, Sopas e Papas. A iniciativa realiza-se na Cooperativa Agrícola de Creixomil, abrindo às 11h00 deste sábado e prolongando-se até às 18h00 de amanhã.

Presentes no certame estarão cerca de 30 expositores com o melhor das sopas, dos vinhos e da doçaria tradicional da região. "É o primeiro evento do género que se realiza em Guimarães. Caldos, Sopas e Papas são, provavelmente, o primeiro prato que a humanidade inventou depois de descobrir o fogo e está a cair um pouco em desuso. Por isso, esta iniciativa tem a componente pedagógica que a sopa faz parte dos bons hábitos alimentares. Há um estigma que a sopa é um prato de pobre, mas é a arte de saber comer", adiantou Mário Moreira, presidente da associação.

Vão ainda marcar presença "pessoas ligadas à terra" e "colectividades", que vão recriar saberes antigos no evento. Há ainda stands com foco no vinho e doçaria da região e um kit disponível na iniciativa composto por uma malga, copo, colher e guardanapo alusivo ao festival.

"Não há plásticos. É tudo sustentável. No entanto, quem não pretender comprar o kit também poderá fazê-lo. É sobretudo um hino à sopa, à gastronomia e às nossas tradições, concretamente as vimaranenses", explicou Mário Moreira.

A música popular também não vai faltar ao certame, com a participação de grupos de rancho folclórico, de concertinas, de teatro e bandas de música ligeira.

O vereador da Cultura, Paulo Silva, elogiou a ligação entre cultura, turismo e sustentabilidade. "Esta é uma ligação entre a nossa cultura, que vai desde a gastronomia aos vinhos e à animação do espaço. Juntamo-lhe a nossa dimensão turística, promovendo Guimarães pelos seus sabores, tradições e ligação ao mundo rural. Estamos a afirmar esta marca vimaranense. Por outro lado, há uma dimensão ligada à sustentabilidade, que liga a nossa produção alimentar, desde a base até ao prato. Uma estratégia que a União Europeia tem vindo a defender", sustentou.

A iniciativa conta com a organização da Confraria Terras Vimaranes e com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e Juntas de Freguesia de Creixomil, Brito, Ronfe e Conde e Gandarela. 

 

Marcações: Creixomil, Cooperativa Agrícola, Confraria Terras Vimaranes, 1º Festival Caldos, Sopas e Papas

Imprimir Email