VÍDEO: Valentyna não larga a bandeira da Ucrânia, símbolo da independência

A onda de solidariedade com o povo ucraniano continua em Guimarães. Em duas varandas da Rua Egas Moniz, o apelo à paz é expresso com a ostentação da bandeira do País dos girassóis, lado a lado, com os símbolos de Portugal e de Guimarães.

Passados 31 anos da independência conquistada, a bandeira da Ucrânia continua a ser o símbolo maior para Valentyna Ivanchuk, uma filha dessa liberdade que trabalha no Centro Histórico, num centro de estética, reabilitação e fisoterapia. Valentyna tem 34 anos. É oriunda de Chernovtsy, uma localidade próxima da fronteira com a Roménia e com a Moldávia.

Vive em Guimarães há quase uma década. A emoção é gigante ao tocar na bandeira que a acompanha diariamente. "Ando com a bandeira no meu carro, levo-a a todo o lado. É o símbolo da liberdade do meu país!", elucidou, explicando que o seu coração está em Guimarães, mas pulsa constantemente pela Ucrânia, a terra natal onde a brutalidade da guerra chegou numa madrugada fria de Inverno e teima em persistir nos dias quentes deste verão. 

Este ano, Valentyna não vai gozar férias. "Vou fechar o meu estabelecimento, fazer uma pausa, mas não tenho condições para pensar em férias. Guimarães é uma cidade tranquila, mas  há uma guerra na Europa. Não consigo desligar-me do sofrimento do meu povo", indicou.

Marcações: Ucrânia, Dia da Independência da Ucrânia

Imprimir Email