Guimarães integra projecto para reconstrução de cidades ucranianas

Guimarães é uma das 36 cidades europeias – sendo a única representante nacional – selecionadas no âmbito do projecto "Sustainable Rebuilding of Ukrainian cities”, lançado pela rede Eurocities. Neste âmbito, o concelho terá uma equipa multidisciplinar a contribuir ativamente para a reconstrução de cidades devastadas pela guerra, partilhando o seu conhecimento técnico e científico nas áreas da “Economia Circular e Gestão de Resíduos” e “Espaço público inclusivo/habitável e planeamento urbano integrado”. 

O trabalho que a cidade de Guimarães tem vindo a desenvolver nestas áreas da sustentabilidade, assim como as estratégias participativas e de envolvimento dos cidadãos, levou à escolha do concelho para a integração no "Sustainable Rebuilding of Ukrainian cities”, que resulta de uma proposta debatida entre as cidades que integram a Eurocities. O projecto adveio da última Assembleia-Geral da Rede Europeia de Cidades EuroCities (em Espoo, na Finlândia), onde Guimarães esteve representada. 

Ainda no seguimento do trabalho Guimarães tem realizado para o apoio à Ucrânia, importa sublinhar que o Laboratório da Paisagem, entidade participada pelo Município de Guimarães, aderiu à iniciativa “Science For Ukraine", acolhendo uma investigadora na área da Economia Circular. Trata-se de um grupo comunitário internacional de pesquisadores e estudantes voluntários, cuja missão é apoiar a comunidade académica da Ucrânia, garantindo a continuidade da sua presença junto das comunidades científicas após o conflito com a Rússia.

Marcações: Ucrânia

Imprimir Email