VÍDEO: Duas ucranianas fazem 'ponte' entre o Município e os refugiados: "Portugal e Guimarães estão no nosso coração"

Apoiar as crianças na integração escolar e na adaptação à vida longe da Ucrânia tem sido a principal missão de Iullia Mashkalova, uma psicóloga que está a exercer funções na Câmara Municipal de Guimarães, no acompanhamento e orientação dos refugiados.

A guerra que começou há seis meses conduziu-a a Portugal em Março deste ano. "Era muito perigoso e terrível ficar na Ucrânia. O meu marido é militar, está a defender o nosso País. E eu vim com o meu filho de 12 anos, porque a minha preocupação é garantir o futuro do meu filho", explicou, enquanto preparava os festejos do Dia da Independência da Ucrânia que vão decorrer esta tarde no jardim da Biblioteca Municipal Raul Brandão. "Portugal é um país maravilhoso e as pessoas são muito simpáticas, acolhedoras, solidárias e disponíveis para as crianças", constatou, observando: "estar a viver em Portugal é um milagre". "É muito importante celebrar a independência, a liberdade. Este é um dia muito, muito importante", afirmou, insistentemente.

Iullia Mashkalova faz dupla com Anastasiia Tarasenko, fazendo a ponte com aqueles que a guerra obrigou a procurar um refúgio seguro em Guimarães. "Acompanhamos as famílias, mas sobretudo as crianças", fez questão de sublinhar, considerando: "as crianças são o futuro, a próxima geração, por isso, temos de garantir todo o nosso apoio, ajudando-as neste momento cruel para todos. Em Guimarães, as crianças ucranianas estão felizes".

Pela primeira vez a residir em Portugal, Iullia tenciona regressar à Ucrânia quando a guerra terminar, confiante na manutenção da independência conquistada há 31 anos.
"Espero regressar ao meu País, voltar a ser feliz, a estar reunida com a minha família maravilhosa", disse, ao frisar: "Portugal e Guimarães estão no nosso coração". "Gosto muito daquilo que faço e agradeço a oportunidade que tenho de poder trabalhar em Guimarães", acrescentou, durante a conversa mantida em inglês, rematada com um "obrigada" em português, neste dia em que passam seis meses de uma guerra que têm sido cruéis para milhares de pessoas que deixaram a Ucrânia.

Em Guimarães, encontram-se neste momento 166 cidadãos ucranianos, com idades entre os seis meses e os 70 anos.

Marcações: Ucrânia, comunidade ucraniana

Imprimir Email