Colecção de menus dos Condes de Margaride doados à Câmara de Guimarães

A colecção de menus dos Condes de Margaride vai ser doada ao Município de Guimarães.
No ano em que comemora o seu milénio, a Casa de Margaride procede à doação ao Município da colecção de menus de Helena Maria Corrêa de Barros Cardoso de Macedo e Menezes.

À morte de Helena Margaride, um conjunto de seus herdeiros adquiriu a referida colecção à herança com o objectivo que a mesma fosse estudada e dada à estampa em moldes que inequivocamente acompanhe a qualidade do seu acervo.

A referida colecção reúne exemplares guardados pelo 1º Conde de Margaride, Luís Cardoso Martins da Costa Macedo (1836 ; 1919), pelo 2º Conde de Margaride – Henrique Cardoso de Macedo Martins de Menezes (1868 ; 1933), por José Cardoso de Martins e Menezes – Conde de Margaride (1895 ; 1950) e por sua filha Helena Maria Corrêa de Barros Cardoso de Macedo e Menezes (1929 ; 2020), e abrange um intervalo cronológico de cerca de 130 anos, abraçando
assim os últimos três séculos.

Esta singular colecção retrata a estética, a gastronomia, a sociedade, a heráldica e ainda a tipografia, tudo de um modo particularmente fluído e formoseado, desde o final do século XIX até aos alvores do século XXI, e, nessas dimensões, encerra um manancial de informação, logo um importante veículo para a produção de conhecimento. Integra ainda menus de banquetes régios promovidos pelo 1º Conde de Margaride a diversos reis que se hospedavam na Casa do Carmo. Do acervo fazem ainda parte convites, programas de teatro, programas Nicolinos, entre outros.
Finalmente, os exemplares juntos pela responsável desta colecção, Helena Margaride, evidenciam as vivências de uma senhora solteira, que plasma a sua condição de genealogista e historiadora para além das suas imensas relações familiares.

Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, Professor Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, será responsável pelo estudo científico e proposta de edição da colecção de menus.
A cerimónia de doação está marcada para quarta-feira, dia 13, pelas 15h00, na Casa de Margaride e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, da Vice-presidente do Município e da Directora do Arquivo Municipal de Alfredo Pimenta.


Marcações: Casa de Margaride, menus, colecção

Imprimir Email