Colecção de Menus de D. Helena Menezes doada ao Município de Guimarães

Foi assinado o protocolo entre a Casa de Margaride e a Câmara Municipal para doação da colecção de menus daquela Casa milenar ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.
A doação partiu da vontade de um conjunto dos herdeiros da última legatária da colecção, Helena Margaride com o objectivo de ser estudada e publicada em livro.
Na cerimónia, o Presidente da Câmara agradeceu a preservação e doação de tão importante acervo histórico e patrimonial que retrata vários aspectos sociológicos do final do século XIX e início do século XX e deixou o desafio para a realização de um estudo sobre a milenar Casa de Margaride enquanto património da Cidade e da portugalidade.
Um trabalho que, segundo José Couceiro da Costa, já está em curso com trabalhos em curso confiados a José Augusto Pizarro, Mário Jorge Barroca, Rui Faria e Matide Eça de Queiróz.

Em representação dos 12 herdeiros, José Couceiro da Costa agradeceu a disponibilidade do Município para a digitalização e disponibilização da colecção, bem como a sua posterior publicação, as duas condições para a doação. A edição terá a revisão científica do Professor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, amigo da família e professor catedrático da Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Marcaram também presença na cerimónia que decorreu na Casa de Margaride, a vice-presidente da Câmara Municipal, Adelina Pinto, a Directora do Arquivo Municipal, Alexandra Marques e Gonçalo Vasconcelos e Sousa.

A Colecção de Menus chegou aos nossos dias graças a Helena Maria Corrêa de Barros Cardoso de Macedo e Menezes (1929 -2020), filha, neta e bisneta dos Condes de Margaride.

Marcações: protocolos, Casa de Margaride, menus, colecção

Imprimir Email