Comandante Distrital da PSP de Braga pediu reforço de meios na cerimónia do 141º aniversário

O Director Nacional da PSP presidiu esta quarta-feira à sessão solene comemorativa dos 141 anos do Comando Distrital de Braga

Numa cerimónia realizada no Paço dos Duques de Bragança, o Superintendente-Chefe Luís Farinha foi recebido com uma formatura policial, antes do momento em que foram condecorados 12 agentes e atribuído um prémio patrulha.

No discurso de aniversário, o Comandante Distrital, Superintendente Pedro Teles, alertou para a necessidade de serem reforçados os equipamentos e os recursos humanos disponíveis. "A maior urgência do Comando Distrital de Braga poderá colocar-se em breve ao nível dos seus recursos humanos. Sendo um dos Comandos mais envelhecidos do País, com uma média etária de 47, 03 anos, estando previsto que no período entre 2018/2020 passem à pré-aposentação e aposentação 24, 5 por cento do seu curto efectivo, tememos que com o ritmo de entradas a que temos assistido nos últimos anos, nas Escolas de Alistados, se torne impossível repor os homens e mulheres que têm saído", afirmou.
O Director Nacional da PSP ouviu a preocupação e destacou a importância do reforço da valorização pessoal para a melhoria da PSP, indicando que "há comandos substancialmente piores". No entanto, o Superintendente-Chefe Luís Farinha frisou que "continuará a ser uma aposta estratégica da Direcção Nacional para o período 2017-2020 o reforço da valorização humana, profissional e técnica do efectivo da PSP, como via para a criação de valor e melhoria de segurança público".
"Numa era de ameaças graves, de espectro geográfico incerto, torna-se necessário rever e reforçar as capacidades dos Comandos Territoriais em termos de meios operacionais e de capacitação técnica, melhorando a sua capacidade de actuação global de primeira intervenção perante incidentes críticos diversos, assegurando para a rápida contenção de danos e reposição da normalidade", referiu.
O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, agradeceu o empenho da PSP, uma garantia de segurança e de tranquilidade para quem lidera os destinos do Município, congratulando-se também com o facto das comemorações do Comando Distrital decorrerem em Guimarães.
Depois da sessão solene, as comemorações dos 141 anos do Comando Distrital de Braga da PSP têm ainda previsto um espectáculo musical esta noite, no Centro Cultural de Vila Flor. Pelas 21h30, vai actuar a Banda Sinfónica da PSP.

 

Síntese do artigo que será publicado na íntegra na próxima edição do jornal O Comércio de Guimarães.

Marcações: Comando Distrital de Braga da PSP

Imprimir Email