1 milhão e 400 mil euros para construir novas instalações da GNR de Lordelo e requalificar posto da GNR das Taipas

A Secretária de Estado Adjunta da Administração Interna, Isabel Oneto, elogiou a parceria estabelecida com a Câmara de Guimarães que permitiu "acelerar" os investimentos para a reabilitação do Posto Territorial de Caldas das Taipas e a construção de novas instalações do Posto Territorial de Lordelo da GNR.

Na cerimónia de assinatura dos protocolos de colaboração entre o Ministério da Administração Interna e o Município de Guimarães, a governante contextualizou os projectos no quadro da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança do Ministério da Administração Interna. Isabel Oneto indicou que "a capacidade do MAI para os procedimentos aquisitivos com base no programa funcional, a aquisição de projectos de execução e depois o lançamento do concurso, atendendo ao volume de investimento que neste momento temos em curso só é possível concretizar mais rapidamente se tivermos um apoio como este". "A Autarquia assumiu o projecto de execução e assim que tivermos o valor determinado estaremos em condições, se for o entendimento do Município de fazermos um contrato interadministrativo. Ou será a Autarquia ou o MAI a lançar o concurso", continuou, realçando que esta parceria "permite acelerar os processos que são muito morosos, desde a decisão de fazer até à execução no terreno demora mais de um ano".

Para as duas intervenções "necessárias no Concelho", a Secretária de Estado adiantou que está previsto um investimento de aproximadamente 1 milhão e 400 mil euros.

Com o entendimento alcançado, o Presidente da Câmara garantiu que estão reunidas as condições para que sejam solucionados os problemas que afectam os dois postos da GNR, assumindo a Autarquia a realização dos projectos para que os concursos para as obras possam ser lançados no próximo ano.

Marcações: Secretária de Estado da Administração Interna

Imprimir Email