2041 bebés nasceram em 2015 no Hospital Senhora da Oliveira
O Presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira mostra-se satisfeito com os valores já apurados referentes ao ano de 2015 e assinala: "o que é relevante é a curva de nascimentos ter sofrido uma inversão, inverteu-se a curva deste indicador demográfico que vinha a decrescer há vários anos". "Desde 1997, todos os anos a curva de nascimentos sofria um decréscimo, em 2015, inverte-se essa tendência, o que é motivo de satisfação", acrescenta Delfim Rodrigues.
De acordo com Delfim Rodrigues, o trabalho que o Hospital Senhora da Oliveira tem feito no sentido de melhorar as condições do Hospital na prestação de serviços às mães e na saúde infantil está a dar frutos. "Estamos a investir na saúde da mulher e no envolvimento da família no nascimento", anotou o Presidente do Conselho de Administração, indicando que "uma das variáveis que estão identificadas como sendo incentivadoras dos casais tomarem a decisão de ter filhos são as condições de saúde e de assistência que podem ter para a mulher e para a crianças". "Iniciamos programas de educação da grávida, com visitas guiadas à maternidade, temos o programa «Barriguinhas Saudáveis» a funcionar em parceria com outras instituições de maneira a incentivar as mães a fazerem o exercício físico adequado durante o período de gravidez, o que facilita e estimula bastante a saúde da mulher, mas também as melhores condições de nascimento da criança", observou o responsável, ao considerar que essas condições contribuem para "a decisão que os casais tomam de poderem ter filhos, assim como a unidade de saúde onde desejam ser assistidos no nascimento" .
Com efeito, os serviços do Hospital Senhora da Oliveira estão a tornar-se uma referência para uma área geográfica mais ampla que se estende pelas Terras de Basto, Fafe, Guimarães, Vizela, atraindo nascimentos de bebés cujas mães residem em Santo Tirso, Braga, Porto e Famalicão. "A nossa maternidade tem uma procura que extravasa Guimarães", assinalou Delfim Rodrigues, realçando que os nascimentos "são oriundos de praticamente todo o País".
Marcações: Saúde