PS de Guimarães quer cidadão no centro do sistema de saúde

“Colocar o cidadão no centro do sistema de saúde em vez das organizações” é uma das ideias defendida pelo Secretariado do Partido Socialista de Guimarães, na reunião realizada ontem, com o Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira, no cumprimento do programa de acção dedicado à saúde, uma das grandes preocupações das populações e, em particular, dos vimaranenses.

“O PS Guimarães estará sempre na frente da intervenção deste serviço, procurando contribuir para políticas municipais e nacionais que promovam e previnam a saúde e o bem-estar de todos”, refere Ricardo Costa, Presidente da Concelhia de Guimarães do Partido Socialista.
Na reunião ocorrida, foram abordados diversos assuntos, entre os quais, o tema dos recursos humanos no hospital, tendo sido alertadas carências na área da anestesiologia que afectam todas as especialidades, pelo que constitui a principal preocupação. Ao mesmo tempo, foram mencionadas as dificuldades em espaços de expansão dos serviços face à arquitectura do edifício hospitalar.
No encontro, foi ainda informada que a entrada em funcionamento dos serviços de hemodinâmica na cardiologia está em vias de resolução, revestindo-se de extrema importância dada a existência de equipamentos e recursos humanos, de momento, desaproveitados.

Na reunião, foi realizada ainda uma aprofundada reflexão sobre a criação de uma Unidade Local de Saúde (ULS), que articulasse de forma integrada os cuidados primários com os hospitalares. Igualmente foi analisada a perspectiva de uma reforma no financiamento do SNS, mais baseada nos indicadores da população abrangida e menos no número dos atos médicos realizados como, actualmente, sucede.
O programa da acção sobre o tema da Saúde, promovido pelo PS Guimarães, prosseguirá esta sexta-feira à tarde, com uma reunião com os responsáveis do ACES do Alto Ave.


Marcações: Saúde, PS

Imprimir Email