Temática da saúde abriu ciclo de conferências do PS de Guimarães

A conferência sobre «A articulação local regional na prestação dos serviços da saúde pública" abriu esta sábado um ciclo de conferências organizado pelo Partido Socialista de Guimarães. 

Nesta primeira conferência realizada no Centro Internacional de Artes José de Guimarães participaram o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, o Director Executivo do ACES Alto Ave, José Novais de Carvalho e o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Guimarães, António Henrique Capelas. A sessão foi encerrada pelo Presidente da Comissão Política do PS de Guimarães, Ricardo Costa. 

Ao Grupo Santiago, Ricardo Costa explicou que quando o partido decidiu iniciar este ciclo a saúde seria o primeiro, uma vez que está a decorrer em Guimarães uma reorganização da saúde. "Há uma ULS (Unidade Local de Saúde) que vai trazer  algumas alterações e é importante discutir que tipo de ULS queremos para Guimarães. Portanto, é importante ouvir os actores principais", adiantou.

O Presidente da Comissão Política do PS de Guimarães defendeu ainda que a "saúde vive um problema de ineficiência". "Percebemos que há recursos financeiros deitados fora, porque existe alguma ineficiência nos serviços, nomeadamente uma falta de integração dos serviços primários, cuidados hospitalares ou continuados.Temos de perceber como podemos transformar os serviços de saúde mais eficientes, mas centrados no cidadão. O cidadão é o nosso foco", sublinhou. 

Artigo completo na edição de 1 de Fevereiro de 2023 do jornal O Comércio de Guimarães

Marcações: Saúde, PS

Imprimir Email