Deputados de Guimarães fazem balanço um ano depois das eleições legislativas

Quando se completa o primeiro ano desta legislatura, os deputados de Guimarães eleitos pelo distrito de Braga, Luís Soares do PS e André Coelho Lima do PSD, fizeram um balanço à Santiago daquilo que foi este primeiro ano de actividade parlamentar.

Luís Soares, do Partido Socialista, considerou que 2022 ficou marcado pela guerra da Ucrânia e da Rússia, facto que “levou a uma crise sem precedentes”.

"Infelizmente, este foi um ano atípico marcado internacionalmente pela escalada do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, com consequências para o dia a dia, na subida dos preços e estabilidade geopolítica. Depois de uma grave crise económica, depois da maior pandemia do século e quando o país estava a recuperar, o Governo teve de tomar medidas que mitigassem este conflito. Entre estas necessidades, tivemos a aprovação do Orçamento de Estado de 2022 e 2023. Foi um ano atípico, mas que acabou por permitir que o essencial fosse cumprido. Seja pelos apoios do Estado determinou às empresas e famílias, o crescimento económico e por todos os apoios sociais colocados em pratica para fazer face a essas dificuldades", disse. 

André Coelho Lima, do Partido Social Democrata, falou de uma legislatura diferente, uma vez que há uma maioria absoluta no parlamento.

"É uma legislatura diferente e mais exigente, quer do ponto de vista do poder quer da oposição. A nova configuração parlamentar deu uma maioria absoluta ao Partido Socialista, o que torna a dinâmica parlamentar mais exigente do ponto de vista de conseguirmos levar a bom porto alguns dos diplomas que queremos ver aprovados. No mandato anterior, como não havia maioria absoluta, podia haver consenso entre partidos para aprovação de diplomas independentemente da posição do PS", apontou André Coelho Lima, acrescentando que a "guerra teve um aumento dos custos, sobretudo da energia, e uma inflação que já não víamos desde os inícios dos anos 80". "Isso trouxe para actividade parlamentar, tal como para todas as actividades profissionais, essa exigência é novidade adicional", atirou.

Artigo completo na edição de 1 de Fevereiro de 2023 do jornal O Comércio de Guimarães

Marcações: deputados

Imprimir Email