Junta de Caldelas enviou estudo prévio da paragem central de autocarros das Taipas ao Presidente da Câmara

O Presidente da Junta de Caldelas quer que o Presidente da Câmara tome o projeto da paragem central de autocarros da vila das Taipas "como seu", ao mesmo tempo que solicita uma reunião com Domingos Bragança para discutir as próximas fases do projecto.

Depois de apresentado e discutido o Estudo Prévio na última Assembleia de Freguesia, a Junta de Freguesia já remeteu para a Câmara Municipal a proposta solicitando que possa ser agendada reunião “com vista a discutir os termos em que o projecto poderá avançar”.
Luís Soares considera o projeto é importante para o Concelho de Guimarães, sobretudo no contexto da estratégia de mobilidade que está definida pedindo que Domingos Bragança lidere o projecto.
“O Senhor Presidente da Câmara Municipal colocou o tema da mobilidade na agenda e bem encomendando estudos e planos, avançando com a nova concessão de transportes. Assumiu este compromisso com os Taipenses, mas na verdade este projecto da paragem central de autocarros serve todo o Município e por isso defendo que o Presidente da Câmara Municipal deve tomar este projecto como seu”, lê-se num comunicado da Junta de Caldelas.

No ofício remetido à Câmara Municipal, a Junta de Freguesia considera “fundamental a instalação de uma paragem central de autocarros para a “promoção do uso dos transportes colectivos, para a criação de um «hub» que favoreça o uso concertado de todas as respostas existentes; para a criação de condições de estacionamento para utilizadores e potenciais utilizadores de transporte colectivo; para a criação de condições de conforto, espera e abrigo para utilizadores e potenciais utilizadores de transporte colectivo; para a criação de condições de paragem, estacionamento e descanso para operadores e trabalhadores do setor dos transportes; e para a eliminação dos constrangimentos causados pela paragem de autocarros na faixa de circulação”.

De acordo com o estudo prévio da Junta de Freguesia a paragem central de autocarros deve localizar-se na Estrada Nacional 101, no quilómetro 104, 939 em terreno que é em parte propriedade do Município de Guimarães. A proposta encontra-se perfeitamente inserida na zona urbana da freguesia de Caldelas, no troço sul da variante, junto aos principais estabelecimentos escolares, de saúde, nas rotas de transporte promovidos pela Universidade do Minho, pela concessionária dos transportes urbanos de Guimarães e pelos operadores dos transportes intermunicipais, permitindo assim uma concentração de todas as respostas existentes.
O estudo prévio prevê a criação de duas paragens de autocarro, seis lugares de estacionamento para autocarros, uma zona coberta para abrigo de passageiros, 40 lugares de estacionamento para veículos ligeiros, quatro lugares dedicados ao estacionamento de transportes pesados de mercadorias e ainda a ligação rodoviária entre a Rua da Taipa e a Estrada Nacional 101. Prevê a utilização de materiais simples, privilegiando o betuminoso e o granito e destinando uma boa parte do projeto a uma intervenção paisagística alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da freguesia e do Município, com a plantação de cerca de 40 árvores e uma franca área de jardim.

O Presidente da Junta de Freguesia esclareceu ainda, que a “Junta de Freguesia de Caldelas promoveu uma reunião com as Infraestruturas de Portugal no passado dia 3 de Janeiro com o objectivo de apresentar o estudo prévio tendo aquela organização validado o princípio do projecto e a localização, solicitando que fosse remetido um anteprojecto de arquitectura, com alçados e estudo pormenorizado da proposta que queremos que seja desenvolvido pelo Município que detém os meios necessários para o efeito”.


Marcações: Junta de Freguesia de Caldelas, paragem central, autocarros

Imprimir Email