Seminário do Verbo Divino poderá acolher alunos da EB 2,3 de São Torcato durante as obras de requalificação

As instalações do Seminário do Verbo Divino, em Azurém, poderão ser a solução para assegurar o funcionamento da Escola EB 2. 3 de São Torcato durante as obras de requalificação que brevemente terão início.

Esta "alternativa" foi apontada durante a reunião do Executivo vimaranense realizada ontem, no seguimento da intervenção feita pelo Vereador do PSD, Ricardo Araújo, que questionou a maioria socialista sobre as soluções existentes para o acolhimento dos alunos. "A requalificação estava prevista para o início do ano, importa saber se o processo está ou não atrasado porque há preocupações quanto às alternativas para assegurar o funcionamento da escola com as melhores condições para os alunos. Já se ouviu falar em contentores e no edifício do Seminário do Verbo Divino".
Na resposta, o Presidente da Câmara indicou que a adjudicação do contrato para a execução da obra teve este mês o visto favorável do Tribunal de Contas, indicando que o edifício do antigo Seminário poderá ser a solução. "Estamos a contar chegar a acordo e a decisão será tomada em breve", referiu Domingos Bragança, refutando a possibilidade de instalação de contentores para assegurar o funcionamento das actividades escolares. "Temos outros edifícios", salvaguardou, prevendo que estejam reunidas as condições para que a obra de requalificação possa ter início durante o mês de Março.

Durante a reunião, o Presidente da Câmara reiterou: "esta obra de beneficiação da escola E. B. 2, 3 de São Torcato já podia estar feita há dois ou três anos, mas quis que a intervenção transformasse aquele edifício numa escola nova, em vez da intervenção prevista de 500 ou 600 mil euros, vai ter uma intervenção que se aproxima dos cinco milhões de euros, para ficar completamente reabilitada e beneficiada. Os torcatenses e toda a área que esta escola serve irão reconhecer o mérito da decisão", apontou o Presidente da Câmara, ao insistir: "o que o Presidente da Câmara quis foi o melhor para esta área do Concelho e para os alunos desta escola".

"Os alunos, à partida, serão instalados no edifício do Verbo Divino, se não for possível, arranja-se outro espaço para que fiquem bem instalados durante as obras. Só em última instância serão utilizados os contentores, porque essa não é uma boa solução para o funcionamento de uma escola", garantiu.

Na reunião do Executivo realizada em Novembro do ano passado, a vereação aprovou a adjudicação e minuta do contrato da obra de reabilitação da escola EB 2,3 de S. Torcato, no valor de cinco milhões e 290 mil euros e com o prazo de execução de 547 dias.
Contactado pelo Grupo Santiago, o Director do Agrupamento de Escolas do Vale de São Torcato, José Alberto Freitas, considerou que o funcionamento da escola num espaço "que não em contentores" será uma "valia para toda a comunidade". A escola é frequentada por 330 alunos, distribuídos por 19 turmas do 2º e 3º ciclo.

 

Marcações: obras requalificação, EB 2/3 de São Torcato, Seminário do Verbo Divino

Imprimir Email