Vila Nova de Sande: Obras de restauro devolveram esplendor ao interior da igreja paroquial

O interior da igreja paroquial de Vila Nova de Sande recuperou o seu esplendor, com as obras de restauro e reabilitação dos bens artísticos, num processo que permitiu devolver o brilho ao tecto original.

Nos últimos três anos, graças ao empenho da comunidade, foi possível reunir as vontades necessárias para travar a degradação que ameaçava aquele templo. A primeira fase do projecto está concluída e será inaugurada no próximo domingo.

Em declarações ao Grupo Santiago, o pároco Marc Rodrigues Monteiro reconheceu que a pandemia da covid-19 atrasou a execução da empreitada que permitiu devolver o brilho aos altares magnificamente decorados com talha dourada do século XVIII. "Este importante património estava num estado de deterioração muito grande", observou o sacerdote, ao dar conta que a intervenção de restauro foi acolhida com muito agrado por toda a comunidade e contou com a colaboração do Gabinete de Restauro da Arquidiocese de Braga. "Ao longo destes três anos tiveram o cuidado de desinfestar, estabilizar e restaurar toda a arte sacra bem como as mísulas e sanefas da Igreja. Um dos grandes problemas da Igreja eram as infiltrações de água. Para tal, tivemos que isolar todas as paredes, levantar todo o chão (que estava em tijoleira) fazer um fosso de ventilação e aplicar soalho. Ao intervencionar o tecto descobrimos que por debaixo de um contraplacado estava o tecto original. Uma surpresa muito agradável mas que implicou, da parte da comunidade, um esforço ainda maior de preservação das pinturas originais e reprodução", detalhou o padre Marc Rodrigues Monteiro.

"Foi restaurado todo o tecto do templo, quer da capela-mor, quer do corpo principal", acrescentou, congratulando-se com a conclusão da reabilitação do interior da igreja. "É um processo muito dispendioso, envolvendo valores bastante elevados que a comunidade tem vindo a suportar com a realização de iniciativas e peditórios", justificou, ao estimar que a intervenção tenha exigido um investimento na ordem de 200 mil euros, valor "que ainda não está totalmente pago, sendo um esforço até agora apenas assumido pela comunidade com a ajuda de algumas empresas".

"Preservar aquilo que nos deixaram e com esta obra honrar a memória dos nossos antepassados têm sido as pretensões deste projecto", lembrou o pároco, ao insistir que "era necessário intervir para não perder um património tão rico".

A igreja paroquial de Vila Nova de Sande foi construída em 1795 e já teve várias intervenções, "algumas mal feitas, em que o património não foi devidamente preservado". "Neste momento, quisemos tentar restaurar da melhor forma possível, com o apoio dos melhores técnicos e a presença de uma artista de Nova Iorque que pintou uma parte do tecto do altar-mor. Quisemos fazer o melhor possível para manter a traça original da igreja", explicou.

Para o padre Marc Rodrigues Monteiro, "uma igreja é a melhor sala de estar de uma comunidade". "Esta jóia artística teve de ser preservada e ela enriquece todo o tesouro desta zona do Concelho, porque ela também serve de exemplo para outras comunidades estarem atentos aos seus legados patrimoniais. Não podemos deixar degradar, nem delapidar património. Temos de estar muito atentos para que o património que nos deixam possa ser preservado e possa ser transmitido às gerações vindouras. Por isso, temos de fazer o melhor para manter viva a memória de uma comunidade", defendeu, enaltecendo "a colaboração do gabinete de arquitetura Imago dos Irmãos Fontes, experientes em restauro e construção de igrejas, que projectaram o novo altar, ambão e cadeira presidencial", bem como o talento da estilista Carla Pontes que "concebeu todos os paramentos exclusivamente para serem utilizados nesta Igreja".

No próximo domingo, pelas 17h30, o Bispo Auxiliar de Braga, Nuno Almeida, vai presidir à cerimónia de inauguração destas obras de restauro e sagração do altar da igreja paroquial de Vila Nova de Sande, cumprindo-se assim a conclusão da primeira fase do projecto.

Na segunda fase, a empreitada envolverá a reabilitação do exterior da igreja.

Marcações: obras requalificação, restauro património, igreja paroquial de Vila Nova de Sande

Imprimir Email