Europeu de Robótica junta 700 jovens de 15 países em Guimarães

Guimarães recebe o European RoboCup a partir desta quarta-feira no Multiusos de Guimarães, com 700 participantes de 15 países, divididos por 125 equipas e 14 ligas.

A organização é da Escola de Engenharia da UMinho – através do Laboratório de Automação e Robótica, do Departamento de Eletrónica Industrial e da startup BotnRoll.com –, com apoio do Município de Guimarães, da Agência Nacional Ciência Viva e com o alto patrocínio do Presidente da República.

A entrada é livre para o público, das 9h00 às 18h00, sendo que no sábado finda às 16h00.

As equipas construíram os robôs nas suas escolas/universidades e apuraram-se em eliminatórias nos respetivos países. Em Guimarães, vão entrar em ligas juniores (até aos 19 anos) ou major (adultos), em provas como futebol robótico, busca e salvamento, tarefas domésticas e onstage. Ao longo dos quatro dias, podem melhorar os seus robôs em hardware e software. Os professores não entram na área júnior, o que revela o nível de know-how e autonomia dos mais jovens.

Programa European RoboCup

Esta quarta-feira, as equipas fazem a acreditação de manhã. De tarde, iniciam as afinações dos robôs e os treinos nas pistas. A cerimónia de abertura é as 17h00, com o presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, a pró-reitora para a Comunicação da UMinho, Teresa Ruão, e o coordenador do evento, Fernando Ribeiro, havendo ainda pequenos momentos musicais e vídeos. A 2 e 3 de junho decorrem as várias competições em simultâneo, com júris internacionais, e no final da tarde há um peddy paper para os participantes conhecerem a cidade, que culmina em convívio numa praça central.

A manhã do dia 4 é reservada para as finais das diversas ligas. Pelas 14h30 decorre a aguardada final da liga de futebol com robôs médios (até 40 kg), que podem deslocar-se a quatro metros por segundo no campo de 20 por 14 metros. A equipa de robôs vencedora vai defrontar depois a equipa feminina do Vitória de Guimarães, no âmbito dos 100 anos deste clube, e espera-se muita gente a assistir. O programa fecha com a entrega dos troféus.

Na iniciativa é também possível visitar e fazer experiências interativas na “Science Expo”, que aborda magnetismo, luz e imagem, som, mecânica, algoritmos e máquinas em miniatura. Esta mostra inédita é dinamizada pela Comunidade Intermunicipal do Ave. O staff do evento conta com 150 pessoas, em especial estudantes de Eletrónica Industrial e Computadores, Mecânica e Mecatrónica da UMinho. O site oficial é 2022.robocupjunior.eu.

Para o professor Fernando Ribeiro, a European RoboCup “é muito importante” nomeadamente para divulgar e ensinar as áreas científico-tecnológicas. A sua primeira edição ocorreu em Itália (2018), a segunda na Alemanha (2019) e a terceira é agora em Portugal, após dois anos de adiamento devido à pandemia. Portugal tem contribuído para a RoboCup de várias formas. Está representado nos seus comités técnico, executivo e de trustees, apoiando melhorias na robótica e na inteligência artificial. Participa também desde 1988 em muitas ligas internacionais, com universidades e escolas de todo o país. Organizou igualmente um Mundial da RoboCup (2004) e promove anualmente o Festival Nacional de Robótica, a Roboparty (na UMinho), a prova de robô bombeiro MicroMouse e atividades na Semana Europeia da Robótica, entre outras ações formativas e educativas.

Marcações: Escola de Engenharia , Multiusos de Guimarães, European RoboCup

Imprimir Email