Gratidão e homenagem a António Magalhães com atribuição do seu nome à Nave do Multiusos de Guimarães

 

A partir deste sábado, o espaço principal do Multiusos de Guimarães passa a ostentar a denominação de Nave António Magalhães, em homenagem, reconhecimento e gratidão ao antigo Presidente da Câmara, responsável pela constituição há 25 anos da Cooperativa Tempo Livre. 

Uma obra de arte da autoria de Pedro Guimarães foi colocada na zona de acesso ao espaço principal, agora com a designação António Magalhães.

Numa cerimónia em que esteve rodeado de familiares, amigos, dirigentes de diversas instituições vimaranenses e de todos os vereadores do Executivo, António Magalhães agradeceu o tributo e lembrou o trabalho da equipa que o acompanhou nos mandatos em que liderou os destinos de Guimarães, "num processo de levar à prática o rejuvenescimento da Cidade de Guimarães, reabilitando aquilo que tinha essência e, nalguns casos, sempre que foi possível fazer coisas novas, como esta que está aqui".

Sorridente, com o seu jeito peculiar, durante o breve discurso, o homenageado enalteceu o papel de António Guterres, à época Primeiro Ministro, "foi o homem que me deu o empurrão final para termos aqui o Multiusos". "Quem assistiu à inauguração, em 2001, percebeu como ele admirou e deu por bem entregue o dinheiro que disponibilizou à Câmara de Guimarães para fazer este trabalho", afirmou, ao vincar o esforço e dedicação da equipa que o acompanhou, fazendo considerações que despertaram o sorriso no público. "O Domingos Bragança que era o homem do dinheiro - ainda é, claro! - que era o vereador das Finanças, o Alberto Oliveira que era muito alto e o sr. António Castro que era um bocadinho mais baixo do que ele; e o sr. Castro dizia ao Alberto quando estávamos aflitos: "Alberto, se virmos o caso mal parado, não tens de fazer nada de especial, deixa-te só cair para cima deles". Foi com este estado de espírito da época que fomos levando a água ao moinho, trabalhando muito, sendo sujeitos a algumas coisas desagradáveis, mas de um modo geral éramos resistentes", continuou, agradecendo à vereação a homenagem com a atribuição do seu nome, aproveitando para elogiar "o empenhamento permanente" de Amadeu Portilha. "Ele tem propensão para isto, gosta disto, animou a vários níveis aquilo que era uma cidade mortiça e que começou a ter várias valências no desporto e trazendo figuras marcantes da cultura mundial". "Tenho só que estar agradecido à Câmara, na figura do Presidente da Câmara, aos vereadores actuais que se disponibilizaram a votar por unanimidade. 

"Obrigado aqueles que quiseram estar connosco hoje, aos antigos colegas que trabalharam connosco, amigos, juntas de freguesia", salientou, frisando: "a verbalização já não é a que era, mas é a lei da vida. Queria agradecer muito por virem até cá numa hora que é importante para mim e para a cidade de Guimarães".

O Presidente da Câmara de Guimarães sublinhou a justiça da distinção: "é com enorme satisfação e alegria saber que estamos nesta homenagem". "É bom estar na sua presença. É uma enorme felicidade estar consigo nesta homenagem", expressou Domingos Bragança.

A homenagem a António Magalhães foi o primeiro momento da celebração dos 25 anos da Tempo Livre. "Esta ideia nasceu connosco mas foi imediatamente partilhada com o Dr. Domingos Bragança que disse que isto teria de ter projecção, daí esta ideia aprovada em reunião de Câmara de atribuir o nome da nossa nave - do palco das grandes emoções - ao homem que nos permite que todas essas emoções sejam vividas", justificou Amadeu Portilha. 

"A partir de hoje, Meu Caro Dr. António Magalhães, o palco das grandes emoções passará a ser conhecido pelo seu nome e não imagina o gosto que temos que isso aconteça", referiu, antes de entregar uma placa evocativa do momento, com a mensagem: "A história de 25 anos da Tempo Livre confunde-se com marca singular que António Magalhães imprimiu ao sector do desporto em Guimarães e a Tempo Livre sob a sua liderança quer como Presidente da Câmara, quer como seu Presidente da Direcção fez jus a esse manifesto de esperança e confiança, elevando o desporto em Guimarães a altos patamares reconhecidos a nível nacional e internacional. Em homenagem e como tributo da herança e da marca indelével dos seus mandatos políticos, a Tempo Livre e a Câmara Municipal atribuíram a designação de nave António Magalhães a partir do dia 2 de março de 2024 a este espaço no Multiusos de Guimarães".

À margem da cerimónia foi apresentado o livro "Desporto Juvenil - Contributos da Psicologia para o Desenvolvimento dos Atletas", de A. Rui Gomes e apresentado o Plano Estratégico 2024-2027 da Tempo Livre.

 

Marcações: Tempo Livre, António Magalhães, Multiusos de Guimarães, Nave António Magalhães

Imprimir Email