Aprovada atribuição do nome de António Magalhães à nave do Multiusos de Guimarães

O Executivo Municipal vimaranense aprovou por unanimidade a atribuição do nome do antigo Presidente da Câmara, António Magalhães, à nave principal do Multiusos de Guimarães.

Na reunião realizada esta quinta-feira, a vereação apreciou a proposta justificada "como tributo da herança e marca indelével que os seus mandatos imprimiram no sector do desporto e da cultura e, de um modo geral, na consolidação de Guimarães como cidade de acolhimento de realizações de âmbito nacional e internacional".

Durante a sessão, Ricardo Araújo, do PSD, manifestou concordância com o alcance da proposta. "O Dr. António Magalhães foi Presidente de Câmara durante vários mandatos e independentemente das divergências políticas que tivemos e temos, na condição de Presidente de Câmara deixou inegavelmente uma obra assinalável em Guimarães que merece o destaque e a devida homenagem", frisou o representante social-democrata. "Independentemente das divergências políticas temos de dignificar aqueles que dedicaram uma parte substancial da sua vida à causa pública, como foi o caso do dr. António Magalhães e elogiar essa participação. O Dr. António Magalhães deixa uma obra assinalável no concelho de Guimarães e merece todo o nosso respeito. Com esta homenagem, acima de tudo, estamos a reconhecer e a dignificar aqueles que se dedicam à participação política e à causa pública", acrescentou.

O Presidente da Câmara vincou: "É uma homenagem justíssima que queremos prestar a António Magalhães pela sua marca indelével nestes 24 anos que teve como Presidente da Câmara na dimensão do desporto e da cultura". "Todos reconhecemos essa marca, essa herança e queremos prestar este tributo", assinalou Domingos Bragança, realçando que é um reconhecimento que faz jus em vida" à visão de António Magalhães.

Recorde-se que a 17 de novembro de 2001, o então Primeiro Ministro António Guterres, inaugurou a Cidade Desportiva, "constituída por três instalações hoje consideradas centrais no desenvolvimento da estratégia de Guimarães para o Desporto: o Multiusos de Guimarães, o Complexo Municipal de Piscinas e a Pista de Atletismo Gémeos Castro, cuja gestão foi atribuída à Tempo Livre, que celebra este ano o seu 25º aniversário".

"A história da Tempo Livre confunde-se com a marca singular que António Magalhães imprimiu ao sector do desporto em Guimarães, criando as condições indispensáveis para uma alteração profunda do paradigma do ecossistema desportivo vimaranense, que passa a atribuir importância e primazia ao desporto informal e comunitário, democratizando, dessa forma, o acesso ao desporto e à atividade física regular por parte de qualquer cidadão", refere a proposta, lembrando que "a decisão de construção de um equipamento com as valências e versatilidade do Multiusos de Guimarães, pelo seu pioneirismo e sentido de oportunidade, colocou Guimarães na rota de acolhimento de grandes produções culturais e desportivas, corporate e empresariais que foram e são marcantes para a afirmação de Guimarães como local de realização de eventos especialmente complexos e com inquestionáveis vantagens económicas, promocionais e de posicionamento territorial à escala regional e nacional".

"Do conjunto de acontecimentos que marcam a tão breve quanto rica história do Multiusos de Guimarães avultam as cerimónias de abertura e de encerramento de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e as mais significativas ações integradas na Cidade Europeia do Desporto de 2013, título atribuído, pela primeira vez, a uma cidade portuguesa, em boa medida pelas valências e capacidade do Multiusos de Guimarães e da Cidade Desportiva", salienta a proposta.

Marcações: António Magalhães, Multiusos de Guimarães

Imprimir Email