Contextile: Artistas de 34 países expõem em Guimarães a partir de Setembro

Mais de 1.500 obras apresentaram-se a concurso no âmbito da Contextile 2022. De acordo com a organização foram seleccionados trabalhos de 50 artistas de 34 países para a Exposição Internacional da Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, que se realiza em Guimarães a partir de 3 de Setembro.
O número de obras apresentadas constitui recorde de propostas.
Nunca tinham sido tantos os artistas a candidatarem-se a expor as suas obras na Contextile.

Os 1.505 trabalhos de 1.250 artistas, de 74 países, significam um aumento de 40% face à última edição da bienal. A quantidade e qualidade das obras dificultou a tarefa do corpo de júri, uma equipa multidisciplinar composta por Lala de Dios (prof.ª História de Arte e do Têxtil, curadora), Janis Jefferies (prof.ª emérita de artes visuais, curadora, escritora e artista), Orenzio Santi (professor e artista têxtil), Monika Grasiene (artista, curadora e professora de Arte Têxtil), e Cláudia Melo (directora artística da Contextile).

O Júri esteve reunido presencialmente nos dias 7, 8 e 9 deste mês, em Guimarães, tendo seleccionado 56 obras de 50 artistas, de 34 países. Foram levados em conta os critérios do regulamento da convocatória (alta criatividade, originalidade e competência técnica em torno do elemento têxtil, construção, tema, conceito ou material utilizado), bem como o conceito da Contextile 2022: «RE-MAKE».

Marcações: Contextile, 2022

Imprimir Email