899 anos da investidura de Afonso Henriques como cavaleiro assinalados em Zamora

D. Afonso Henriques é homenageado no próximo fim-de-semana, na passagem dos 899 anos da investidura do Rei Português como cavaleiro. As cerimónias vão decorrer na cidade espanhola de Zamora, promovidas pela Fundación Rei Afonso Henriques e contando com a colaboração da Grã Ordem Afonsina de Guimarães, Centro de Iniciativas Turísticas de Zamora e Municípios Limítrofes e da Sociedade Histórica da Independência de Portugal e com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e o Ayuntamiento de Zamora.

A homenagem vai ser prestada junto à estátua do primeiro Rei português, do escultor vimaranense Dinis Ribeiro.
A homenagem vai contar com um grupo de nicolinos e por lanceiros da Associação Veteranos Lanceiros de Portugal e serão presenciadas por cerca de uma centena de vimaranenses.
A delegação portuguesa será recebida pelas 11h30 em Miranda do Douro, pela Presidente da Câmara Municipal. A homenagem a D. Afonso Henriques ocorrerá da parte de tarde. No final há espectáculo de folclore e uma degustação de vinhos da região de Zamora, acompanhada com doces tradicionais portugueses.
No domingo, pelas 11h00, é celebrada missa na Catedral de Zamora, presidida pelo Bispo D. Fernando Valera Sánchez, seguida de uma recreação histórica pelo Centro de Iniciativas Turísticas de Zamora e Municípios Limítrofes.

No regresso a Portugal, a embaixada vimaranense será recebida em Bragança pela Vice-Presidente do Município.


Marcações: D. Afonso Henriques, Zamora

Imprimir Email