Nova estátua de D. Afonso Henriques exibida no Campo de S. Mamede no dia 21

A nova estátua de D. Afonso Henriques vai ser exibida em Guimarães no próximo dia 21, antes de seguir para Zamora onde vai ser inaugurada no próximo dia 29.
Em declarações ao Grupo Santiago, Florentino Cardoso da Grão Ordem Afonsina, confirmou que a Câmara autorizou a colocação da estátua no Campo de S. Mamede, "enquadrada com o Castelo de Guimarães".

Depois do Município ter rejeitado a possibilidade da nova estátua ser exibida na Senhora da Guia, junto ao Museu de Alberto Sampaio, Florentino Cardoso não esconde a sua satisfação pelo entendimento a que se chegou com o Município que permite mostrar aos vimaranenses a escultura antes de seguir para Zamora e depois de ontem ter sido apresentada em Coimbra.

"A estátua foi criada em Guimarães por artistas vimaranenses e seguiu a Sul e não foi por acaso porque como se sabe o «percurso» de D. Afonso Henriques foi de Norte para Sul e Coimbra foi a terra onde ele instalou a sua Corte e começou, a partir dali, a reconquista de terras aos mouros. Portanto, também teve significado a apresentação em Coimbra. Mas claro que Guimarães sobressai na importância da obra de Afonso Henriques porque foi aqui que ocorreu o acto mais importante da sua vida, a batalha de S. Mamede", afirmou.

A nova estátua é um trabalho dos artistas vimaranenses Abel Cardoso e Dinis Ribeiro e não retrata a imagem que todos estamos habituados a ver do Primeiro Rei Português. Florentino Cardoso reconhece a situação destacando que a estátua "tem de ser vista como uma obra artística, contemporânea e tem de ser interpretada".
"Nunca ninguém nos transmitiu a imagem real de D. Afonso Henriques porque naquele tempo não havia meios para a imagem ser reproduzida e ficar perpetuada. É uma criação artística e temos que a entender como tal e não podemos pensar que a imagem de Afonso Henriques é aquela que foi reproduzida nas esculturas de Soares dos Reis que também foi um artista que representou Afonso Henriques numa fase diferente da sua vida. Os artistas vimaranenses representaram Afonso Henriques, na puberdade, como mancebo que foi a Zamora para tomar armas e é com esses olhos que temos de olhar para a estátua", concluiu.

Marcações: D. Afonso Henriques, estátua, Campo de S. Mamede

Imprimir Email