Guia para o Voluntariado de Emergência Social apresentado em Guimarães

No âmbito do Projecto VES – Voluntariado de Emergência Social e na sequência do trabalho já efectuado pelo Banco Local de Voluntariado realizou-se, no Palácio de Vila Flor, o lançamento do Guia de Voluntariado de Emergência Social – VES, como produto resultante do Projecto.

Paula Oliveira, vereadora de Acção Social, na sua intervenção, desafiou os representantes das instituições presentes a desenvolverem projectos de inovação social “para alavancar o investimento social nos territórios, promover a equidade, o desenvolvimento e a inclusão social”. Referindo-se à área de intervenção do VES, Paula Oliveira defendeu a vontade dos idosos em ficar em suas casas, desde que tenham condições e qualidade de vida, o que torna este projeto fulcral para o combate à solidão e para apoiar os seniores nesta vontade.
O Município de Guimarães assumiu-se como investidor social do Projecto de Emergência Social promovido pela Pista Mágica e financiado pela Portugal Inovação Social, que tem como objectivo a criação e gestão de um corpo de Voluntários de Emergência Social (VES) para situações sinalizadas, que necessitem de resposta imediata. Foi dada prioridade aos idosos do Programa “Guimarães 65+” que se encontrem em isolamento social.

O Guia consiste num livro com 40 páginas, editado pela Pista Mágica – Associação e da autoria de Ana Gonçalves e Filipa Pisco, que aborda temas como a «Emergência Social e Gestão de Crise», a “Importância da integração de pessoas voluntárias na gestão e crise”, “gestão de voluntariado de emergência social”, “gestão emocional em contexto de crise” e ainda conta com anexos que abordam os “primeiros socorros psicológicos”, “Cenários de autocuidado” e “exercício da autocompaixão”.


Marcações: voluntariado, guia

Imprimir Email