Residência universitária com 177 camas vai ser construída no Avepark

A vereação vimaranense aprovou por unanimidade a proposta de adjudicação da obra de construção do edifício para alojamento de estudantes do ensino superior do Avepark, na freguesia de Barco.

O projecto será edificado pelo consórcio Agrupamento Lúcio da Silva Azevedo e Filhos, SA/ICONS – Indústria de Construção, SA, pelo valor de 13.799.600,19€ + IVA, e será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. "O prazo de execução é 300 dias a contar da consignação total ou da primeira consignação parcial, ou da aprovação do Plano e Segurança e Saúde, caso esta última data seja posterior", precisa o Município em comunicado.

"A construção deste edifício integra-se na estratégia para o desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – AvePark - num contexto onde se cruzam ensino superior e investigação científica, sendo ainda fundamental para criar e dar resposta a uma necessidade de oferta variada de tipologias de alojamento que responda de modo mais adequado ao seu público alvo, composto por diferentes perfis de residentes - estudantes, investigadores e docentes.

O futuro alojamento de estudantes pretende constituir uma referência na cidade e no país como edifício marcante na área da eficiência energética, sustentabilidade e inovação, motivo pelo qual se opta por um sistema construtivo modular e pré-fabricado, recorrendo à utilização da madeira nas suas variadas versões. Como principais características inovadoras deste edifício “net-zero”, destaca-se a autossuficiência em termos energéticos, com baixa emissão de CO2, baixos custos de manutenção e transformável ao longo do tempo.

O programa funcional contempla instalações para alojamento de vários tipos de unidades de alojamento (20 quartos individuais, 35 quartos duplos, 24 estúdios, 4 tipologia T0, 22 tipologia T1 e 5 tipologia T2), espaços comuns (zonas de convívio, lazer e refeições), espaços administrativos, espaços de apoio e espaços técnicos e de manutenção do edifício", refere o Município.

Recorde-se que foram aprovadas duas candidaturas para financiamento de residências para alunos universitários em Guimarães - na antiga escola de Santa Luzia (150 camas) e no Avepark (177 camas) - no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Marcações: Avepark, residência universitária

Imprimir Email