Aniversário dos Bombeiros das Caldas das Taipas: "Regressamos à saudável normalidade de que tanto necessitamos"

O Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas defendeu a necessidade de modernizar e reforçar os meios da Instituição, esperando brevemente acertar com o Município de Guimarães um plano para reforçar "os meios que os bombeiros precisam para prestarem a sua função".

Durante as cerimónias evocativas do 136º aniversário realizadas este domingo, Luís Soares comprometeu-se a dar seguimento à missão que traçou para o mandato e justificou a pretensão com o serviço à população. "Temos uma instituição muito bem dotada ao nível dos meios de protecção individual como nos restantes meios de protecção e socorro, mas se olharmos para o número de anos da nossa frota percebemos que os anos passam para todos. É algo que teremos de trabalhar!", afirmou durante a sessão solene, ao dirigir-se à Vereadora Sofia Ferreira, responsável pela área de Protecção Civil, na ocasião, representou o Município.

O responsável da Direcção manifestou "toda a disponibilidade para continuar a apoiar a Câmara Municipal não só nas acções de protecção e socorro, mas também em todas as actividades do universo da Autarquia".

No seu discurso, Luís Soares começou por dizer que "queria falar do presente e pouco do passado". "Encontrei a Instituição muito bem organizada, financeiramente robusta, isso é uma tranquilidade muito grande para todos os directores", sublinhou, agradecendo a disponibilidade de Hermenegildo Abreu para regressar à corporação. "A primeira função que tínhamos era dotar a Instituição de "um comando e um comandante" que "pudesse fazer aquilo que esta Instituição durante muitos anos habituou a comunidade e nunca deixou de o fazer: garantir a protecção e o socorro, perspectivar e preparar o futuro".

"Estou feliz pela vossa confiança, mas ciente da responsabilidade que sobre os meus ombros pesa e com a vontade forte de continuar a melhorar a qualidade do corpo de bombeiros das Taipas", disse o Comandante Hermenegildo Abreu, ao realçar o empenho daqueles abraçaram o desígnio da corporação. "Não ganharemos as frentes todas, mas no final venceremos", continuou, acrescentando: "sabemos que na vida surgem sempre espinhos, mas sabemos que o gosto da mesma está em saber ultrapassá-los".

Na sua intervenção o Presidente da Assembleia Geral fez alusão aos acontecimentos que marcaram o vida da Instituição no final do ano passado, "o incidente de depósito de capacetes na parada levado a cabo pelo corpo de bombeiros que conduziu à demissão da anterior Direcção", escusando-se a tecer considerações sobre "de que lado estava a razão". "Como diz o povo, depois da tempestade vem a bonança", prosseguiu, frisando que desde a tomada de posse da nova direcção que "sente o restabelecimento da tranquilidade e da serenidade necessárias para o regular funcionamento desta mui nobre Instituição".

"Após aquele sobressalto ocorrido nos últimos meses de 2022, regressamos à saudável normalidade de que tanto necessitamos", observou, ao destacar que a nomeação do Comandante e "o restabelecer da normalidade interna da Instituição seriam feitos mais do que suficientes do bom mandato". "Em tão pouco tempo, constituíram uma terceira equipa permanente de intervenção, ressuscitaram a aposta na formação e estão empenhados na valorização dos recursos humanos", prosseguiu, felicitando a Direcção pelo rumo que está a traçar.

Em representação do Município, a Vereadora Sofia Ferreira sublinhou a atenção que a Câmara de Guimarães tem dedicado às corporações de bombeiros que servem o Concelho "no sentido de melhorar e poder acrescentar aos apoios existentes, incorporando contributos para que o exercício do voluntariado e a actividade dos bombeiros seja mais atractiva e assim ter agentes mais motivados".

"Os nossos bombeiros são fundamentais na protecção das pessoas e bens, são insubstituíveis", vincou, considerando que o tempo actual marcado pela complexidade das mudanças climáticas coloca grandes desafios à Protecção Civil.

Durante as comemorações, José Augusto Ferreira tomou posse como 2ª Comandante, tendo sido distribuídas diversas condecorações.

Na sessão solene, os ex-dirigentes padre José Machado e Manuel Dias foram homenageados, assim como Comandante Ernesto Soares, passando as suas fotografias a figurar na galeria de notáveis da Instituição.

Marcações: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas

Imprimir Email