Câmara de Guimarães atribui 320 mil euros às Associações de Bombeiros do Concelho

A vereação vimaranense aprovou por unanimidade a atribuição de 320 mil euros às associações humanitárias de bombeiros do concelho durante este ano de 2023.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães vai receber um subsídio de 203 mil 490,54 euros e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas um subsídio no valor de 116 mil 509,46 euros.

"É reconhecido aos corpos de bombeiros o seu importante papel na orgânica do Sistema da Proteção Civil, designadamente no âmbito de protecão e socorro à população e de combate a incêndios florestais e urbanos. Nesse sentido, constitui como missão dos corpos de bombeiros a prevenção e o combate a incêndios, o socorro às populações, em caso de incêndios, inundações, desabamentos e, de um modo geral, em todos os acidentes, a participação em outras atividades de proteção civil, o exercício de actividades de formação e sensibilização, com especial incidência para a prevenção do risco de incêndio e acidentes junto das populações, entre outras de reconhecido interesse público", justifica a proposta.

"As Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Guimarães e das Caldas das Taipas são instituições que se distinguem pelos serviços que prestam à comunidade e à causa pública, actuando, de imediato, em situações de emergência e catástrofe. Para além da sua actividade regular, estas instituições participam ativamente nas Comissões Municipais de Proteção Civil, da Defesa da Floresta Contra Incêndios, no Conselho Municipal de Segurança, nos simulacros organizados pela autarquia, pelas escolas e outras instituições, bem como em todos os eventos que, pela sua natureza, necessitam de um acompanhamento especial dessas corporações. Ambas as associações vêm sentido dificuldades financeiras para fazer face as despesas geradas pela actividade desenvolvida, designadamente com equipamentos de protecção individual, equipamentos de apoio aos incêndios, com água e combustíveis, com formação especializada e contínua de forma a fomentar a melhoria da sua capacidade operacional, pelo que o Município de Guimarães tem vindo a atribuir anualmente subsídios regulares como forma de apoio às suas actividades", contextualiza o texto, acrescentando que valor dos subsídios a atribuir este ano foi calculado tendo por base um conjunto de critérios objectivos, de acordo com a Lei n.º 94/2015, de 13 de agosto – que define as regras do financiamento das associações humanitárias de bombeiros. 

 

Marcações: reunião camarária, Associação Humanitária dos Bombeiros de Guimarães, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas

Imprimir Email