Nova sede da OA de Guimarães melhora o acesso dos cidadãos à justiça

Foi inaugurada esta sexta-feira a nova sede da Delegação de Guimarães da Ordem dos Advogados, no edifício da Rua Egas Moniz, onde funcionou o Gabinete Técnico Local.
No espaço cedido pela Câmara Municipal passam a funcionar os serviços administrativos da Delegação dos Advogados e o Gabinete de Apoio Jurídico.


Na cerimónia, a Presidente da Delegação de Guimarães da Ordem dos Advogados, falou da concretização de "um anseio antigo".
Paula Sofia Matos agradeceu a cedência do espaço pelo Município que permite aos causídicos vimaranenses terem um "espaço digno que passa a ser a «casa» dos advogados que vão poder usufruí-la", não apenas para fins profissionais mas também para actividades lúdicas que promovam o convívio entre a classe.
A representante dos advogados vimaranenses destacou que nas novas instalações, o Gabinete de Apoio Jurídico de Guimarães passa a "usufruir de melhores condições" não apenas para servir os cidadãos de Guimarães mas também de concelhos vizinhos.

"Este é um dia muito feliz para os advogados que estão muito gratos à Câmara Municipal e ao seu Presidente", concluiu Paula Sofia Matos.
O Presidente da Câmara salientou a importância da cerimónia na perspectiva de que as novas instalações contribuem para melhorar um "bem essencial" como é o acesso dos cidadãos à justiça, especialmente os mais fragilizados, através do Gabinete de Apoio Jurídico.
"O exercício pleno da nossa liberdade e da nossa cidadania é a acessibilidade à justiça e este edifício passa a ser um espaço de encontro dos advogados mas é, essencialmente, para a prestação de um serviço de apoio ao cidadão para que possa ter direito à justiça", afirmou.
Para Domingos Bragança a garantia do acesso à justiça é ainda mais importante num contexto de crise económica como o que vivemos actualmente.
"Sabemos que há muitos cidadãos que deixam de recorrer à justiça para exercer os seus direitos, muitas vezes básicos, por dificuldades económicas e este Gabinete assegura esse direito", salientou.

Na cerimónia marcaram presença o Presidente do Tribunal da Relação de Guimarães e o Procurador Geral da República bem como o Presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, a vereadora da Acção Social do Município e muitos causídicos vimaranenses.


Marcações: Inauguração, Ordem dos Advogados , sede

Imprimir Email