Conheça as propostas culturais para este sábado em Guimarães

São diversas as propostas culturais para este sábado em Guimarães que vão do teatro às festas populares.

A Associação Nova Escola promove este sábado uma conferência. Trata-se de uma iniciativa que debaterá o tema «Nova escola como ponte para o futuro».
O evento tem como convidado José Pacheco, que fará uma "viagem pela educação e pela escola".

A iniciativa está marcada para as 15h30, no Auditório da Fraterna, em Guimarães.

A Universidade do Autodidacta e da Terceira Idade promove no próximo sábado uma festa de homenagem a um dos seus fundadores que esta semana completou 100 anos.
Fernando Conceição vai ser reconhecido pela UNAGUI, numa iniciativa em que será apresentado um livro sobre claustros de Guimarães.
A sessão é nas instalações da UNAGUI, pelas 15h00.

«25 de Abril e a escola pública» foi o tema escolhido para a tertúlia que integra o programa de comemorações de mais um aniversário da Revolução dos Cravos promovido pela Junta de Freguesia de Caldelas.
A tertúlia está marcada para sábado, pelas 10h00, na sala multiusos do Antigo Mercado das Taipas e conta com a participação de José Augusto Araújo, antigo Director Executivo da Escola Secundária das Taipas e Adelina Paula Pinto, Vice Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Ainda no âmbito da comemoração dos 49 anos do 25 de Abril de 1974, para o dia 22, sábado, está reservado o espectáculo de música e poesia «Sons e Vozes de Liberdade», que terá lugar no teatro Jordão, às 21h30. É mais uma iniciativa do programa promovido pela Câmara Municipal em conjunto com instituições vimaranenses.

Na União de Freguesias de Briteiros de S. Salvador e Santa Leocádia realiza-se este sábado o Dia das Associações.
Trata-se da primeira edição de uma iniciativa que vai decorrer a partir das 15h00 na escola EB1 de Serrado com a participação da secção de Petanca do Briteiros, Citânia Associação Juvenil, Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas de S. Salvador e Santa Leocádia, Guias de Santa Leocádia,Comissão de Pais da EB1 de Serrado, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Briteiros e Casa do Povo de Briteiros.

Prossegue este sábado a sexta edição do Festival de Teatro Cem Cenas.
No auditório da UNAGUI, às 21h30, sobe à cena a peça «E um de nós - histórias de vida», pelo Grupo de Teatro da Universidade Sénior D. Dinis, de Joane.

Em Azurém prossegue a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Madre Deus.
De acordo com o programa, este sábado, pelas 9h00, tem lugar a girândola de fogo e a entrada do Grupo Zés Pereiras - Estrelas do Norte. À noite, pelas 21h00, decorre a procissão de Velas e uma hora mais tarde arraial com a banda Kontalento. A noite termina com uma sessão de fogo de artifício.

Em Barco é a Romaria de Nossa Senhora dos Remédios.
A noite é animada por Daniel Fernandes e Augusto Canário, a partir das 21h30. Há ainda sessão de fogo de artifício e DJ no bar Lima Limão.

Em Moreira de Cónegos, na Escola EB 1 de Vermis, realiza-se este sábado a Feirinha de Primavera.
É uma organização da Associação de Pais daquele estabelecimento de ensino.
A Feirinha da Primavera começa às 9h30 e prolonga-se até às 19h00, com insufláveis, jogos tradicionais e petiscos. A animação estará a cargo de Jorge Pacheco.

Em Pevidém prosseguem as festas em honra de S. Jorge.
De acordo com o programa, este sábado de manhã há concurso de pecuária, seguindo-se, da parte da tarde, a corrida de cavalos e a noite será animada com um concerto de Quim Barreiros. Depois da sua atuação, segue-se a tradicional sessão de fogo de artifício e, para terminar a noite, um inédito momento de DJ a animar a Praça Francisco Inácio até às 2h00.

Este sábado realiza-se mais uma edição do Café Memória de Guimarães.
Trata-se de uma sessão marcada para a escola Secundária Francisco de Holanda.
A sessão versará o tema «Comunicação e doenças demenciais» e terá a colaboração da médica Ana Luísa Antunes, do serviço de pneumologia do Hospital de Nossa Senhora da Oliveira.
A sessão tem início marcado para as 10h00. A participação é gratuita e não necessita de marcação prévia.


Marcações: propostas

Imprimir Email