Hospital de Guimarães nega ter proibido reunião sindical

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte acusa a Administração do Hospital de Guimarães de proibir a entrada de um dirigente sindical nas instalações do hospital para realizar uma reunião de trabalhadores da cantina, pertencentes à concessionária do serviço de refeições Itau, S. A..

De acordo com o Sindicato, tudo aconteceu no passado dia 14, pelas 15h00, "obrigando os trabalhadores a reunirem na rua numa altura em que chovia".
Perante esta situação, o Sindicato considera que a Administração do Hospital de Guimarães "violou o artigo 55.º da Constituição da República Portuguesa e o artigo 460.º do Código do Trabalho" que consagra o direito à actividade sindical. Deste modo, a Administração do Hospital de Guimarães "cometeu um crime previsto e punível, por força do disposto nos artigos 405.º e 407.º do Código do Trabalho", realçando que "não é a primeira vez que tal acontece".
O Sindicato já protestou junto da administração do Hospital de Guimarães e vai denunciar a situação junto das entidades competentes.

Confrontada pelo Grupo Santiago, fonte da Administração do Hospital da Senhora da Oliveira nega a acusação. Refere que o pedido para a referida reunião sindical não foi feito com a antecedência necessária para permitir a sua realização, tendo manifestado disponibilidade para a marcação de uma nova data.


Marcações: hospital, hotelaria, sindicato

Imprimir Email