Hospital de Guimarães promove reunião interdisciplinar sobre saúde mental

O Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital da Senhora da Oliveira, da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, EPE, realiza esta terça-feira a edição deste ano da «Reunião Interdisciplinar - Cruzadas».
Trata-se de um evento que tem por objectivo discutir as problemáticas da saúde mental na infância e adolescência, nas variadas perspectivas sociais.


Em comunicado, o Hospital de Guimarães salienta que a depressão tem aumentado a prevalência em todo o mundo e é das problemáticas com maior carga de doença e com grande impacto ao longo da vida.
A incidência da depressão na infância e adolescência, acrescenta, também tem aumentado.
A falta de tempo e de disponibilidade para a relação, o excesso de estímulos e de informação, a pressão social, os fenómenos de “bullying”, entre outros, parecem impedir o desenvolvimento normal do sistema nervoso central e poderão justificar este aumento na incidência.
Também está comprovado que a intervenção precoce altera a história natural da doença, nomeadamente quando a família, a escola e a comunidade fazem parte dessa intervenção.

A VI Reunião Interdisciplinar – Cruzadas, decorre esta terça-feira na Plataforma das Artes. e terá como tema «Sinto-me só» tendo por objectivo abordar o tema da depressão sob várias perspectivas e alertar para os factores de risco, sinais de alarme, intervenção precoce e impacto da doença ao longo do desenvolvimento.



Marcações: hospital, saúde mental

Imprimir Email