Teatro, música, exposições e outras iniciativas são propostas para este sábado em Guimarães

São várias as iniciativas programadas para este sábado em Guimarães e que podem ser uma boa proposta para o tempo livre.

Em Ronfe há acção de solidariedade para ajudar uma criança, de sete anos, residente naquela vila, que tem doença rara e precisa de um andarilho e terapias intensivas.
O Espaço de Arte e Cultura, nas instalações da antiga Escola de Gemunde, na vila de Ronfe, acolhe a iniciativa "Um dia Solidário... com o Tomás".

O objectivo é angariar dinheiro para ajudar a comprar um andarilho que custa cerca de 3 mil e 500 euros e também para ajudar a custear as terapias do menino.
A iniciativa solidária vai acontecer numa cantina, onde serão servidas refeições para angariar os desejados fundos.

Em termos políticos, o deputado do PS Pedro Delgado Alves é o convidado de mais uma sessão do ciclo de conferências «A nossa Democracia ainda nos representa?». É uma organização da Comissão Política do PS de Guimarães.
A iniciativa está marcada para as 15h30, na sede do PS de Guimarães, no largo do Toural.

Este sábado, é apresentada a Brigada Verde de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia. Trata-se de uma iniciativa que vai decorrer pelas 15h00, nas escolas EB1 de Igreja e EB1 de Serrado, com a presença do Presidente da Câmara.
A sessão vai incluir a actividade HaBEEtat que pretende sensibilizar os alunos e toda a comunidade para a importância dos insectos polinizadores, em concreto das abelhas, e da polinização.

Na sede da Assembleia de Guimarães realiza-se a apresentação do livro «Poemas da Minha Vida», do poeta vimaranense e luandense Ricardo Guimarães.
A iniciativa está marcada para as 16h00, numa sessão em que a apresentação da obra será feita por Jorge Händel e Rui Teixeira e Melo.

Realiza-se este sábado a 2ª edição do Margaridi Garden Open Day, na Casa de Margaride, na freguesia de Mesão Frio. Trata-se de uma iniciativa organizada no primeiro sábado da Primavera, de celebração desta estação.
A entrada é livre e permite visitas guiadas sos Jardins da Casa de Margaride classificados como Monumento de Interesse Público. Os visitantes são convidados a levar uma caneca para tomar chá.
O horário das visitas guiadas é às 11h00; 12h00, 15h00 e 17h00.

Em Pevidém, o Teatro Coelima comemora o Dia Mundial do Teatro.
Às 22h00, é representada a peça «Pequeno homicídio sem consequências», pelo Talaus Teatro de Oeiras.

Em S. Torcato também há teatro, promovido pelo projecto de animação cultural «Então Vamos!».
No auditório da GNR é representada a peça «Grupo dramático», espectáculo às 15h00, para maiores de 65 anos.

Este sábado prossegue na vila de Brito a 5ª edição da Mostra de Artes Performativas. É um evento promovido pela Astronauta - Associação Cultural.
No segundo dia do evento, nos Espaços Criativos, há espectáculo de música com «Homem em catarse», às 21h30 e, uma hora depois, after party.

O Grupo Coral de Azurém assinala este sábado os seus 71 anos.
Este sábado, 25 de Março, o dia de iniciativas começa às 10 horas, com uma romagem aos cemitérios onde estão sepultados elementos já falecidos do Grupo Coral de Azurém. O roteiro começa em Seide, onde se encontram Manuel Faria e Boaventura Faria, primeiro e segundo maestros do grupo, respectivamente. Segue-se uma visita a cemitérios do concelho de Guimarães, mais precisamente à Atouguia, Fermentões e Urgezes, terminando o périplo na freguesia de Azurém, onde está sepultado o fundador do Grupo Coral, Padre José Ribeiro. O programa de aniversário continua à noite com o concerto comemorativo.

O Rotary Clube de Guimarães festeja este sábado os seus 75 anos.
A efeméride é comemorada com uma Gala Solidária, denominada Rotary alimenta, que se realiza no Teatro Jordão com a participação dos Jovens Cantores de Guimarães do Conservatório de Música, Mariana Dalot, Carlos Ferreira, Instituto de Música Nacional do Afeganistão, Orquestra de Sopros e Percussão do Conservatório de Guimarães e Mariana Ribeiro.
O espectáculo está marcado para as 21h30.

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães recebe este sábado um novo ciclo expositivo. As inaugurações das exposições "Interminável", de Artur Barrio – com curadoria de Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre, e "Fabriqueta", de Eduardo Matos (n. 1970), com curadoria de Inês Moreira, estão marcadas para as 18h00. Artur Bairro traz consigo um trabalho imersivo, segundo a curadora do CIAJG Marta Mestre.

No Palácio Vila Flor, também este sábado, é inaugurada a exposição «A Prática do Infinito pela Leitura», com curadoria/edição de Catarina Domingues, Ricardo Ribeiro e Sr. Teste Edições. É às 16h00, com um momento de interpretação/improvisação de vários textos pela voz de António Poppe.
As exposições estarão patentes até dia 3 de Setembro.

A Mesa da Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos está a promover o tradicional programa Tempo de Quaresma, de preparação para a Páscoa.
Este sábado, pelas 20h00, realizam-se as Promessas, a partir das 20h00, com a participação do grupo Coral dos Santos Passos.

A Brigada Verde de Serzedelo promove mais uma iniciativa de limpeza e manutenção da zona envolvente do alto da capela das Senhoras do Monte.
A concentração é no Largo da Capela das Senhoras do Monte, às 14h00.


Marcações: propostas

Imprimir Email