AR aprovou acordo que mantém a Universidade das Nações Unidas em Guimarães

A Assembleia da República aprovou o acordo suplementar relativo à criação, funcionamento e localização da Unidade Operacional de Governação Electrónica das Nações Unidas em Guimarães.

No relatório da autoria do deputado vimaranense do PSD, André Coelho Lima, pode ler-se que o referido acordo suplementar assume uma significativa relevância para o País, uma vez que permitirá salvaguardar a continuação da presença da referida Unidade de Governança em Guimarães e, concretamente, a prossecução da sua pertinente actividade científica, sedimentando a proeminência de Portugal na área da governança electrónica.

No âmbito do referido acordo o Governo disponibilizará um financiamento no valor de cinco milhões de dólares e ainda um montante adicional de um milhão de dólares em contribuições de capital destinadas à Unidade Operacional para um período temporal que termina este ano.
Nos termos do acordo refere-se que a localização da Unidade das Nações Unidas na cidade de Guimarães contribuiu para os objectivos da descentralização e da coesão territorial.
A Unidade Operacional das Nações Unidas está em Guimarães desde Abril de 2015, estando instalada num antigo edifício industrial situado na Zona de Couros e reabilitado pela Câmara Municipal.

A referida Unidade é um laboratório de ideias global e uma organização de ensino de pós-graduação estabelecida em 1972 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas.


Marcações: Nações Unidas, Assembleia da República , Universidade

Imprimir Email