Luís Soares apresenta voto de saudação na Assembleia da República pelo centenário do Clube de Caçadores das Taipas

O deputado do PS, Luís Soares, apresentou na Assembleia da República uma proposta para atribuição de um voto de saudação pelo centenário do Clube Caçadores das Taipas. 

"A 19 de novembro de 1923, no Edifício Termal das Taipas nasceu o Clube Caçadores das Taipas. Foi o terceiro clube do Distrito de Braga, logo após a criação do Sporting Clube de Braga e do Vitória Sport Club. Em Guimarães foi o segundo clube mais antigo do Concelho, o que expressa bem a importância da Vila de Caldas das Taipas no Concelho de Guimarães e no Distrito de Braga.

"​Este clube vai muito além do seu palmarés desportivo, do qual consta o título nacional da 3ª divisão em 2000-2001, várias presenças nos campeonatos nacionais da 2ª divisão, 3 conquistas da Taça da Associação de Futebol de Braga, bem como, diversos títulos distritais seniores e nos seus escalões de formação, perto de três dezenas de participações na Taça de Portugal, com chegada, por duas vezes, aos oitavos de final da prova e participações em campeonatos nacionais", indica o documento que será votado pelos deputados após o próximo dia 29, dado que até essa data decorrem as sessões de votação na especialidade e votação final do Orçamento de Estado.

​"O clube Caçadores das Taipas representa uma Vila e toda a região Norte do Concelho de Guimarães que sempre se uniu em torno da sua modalidade mais representativa, o futebol. ​Todavia, numa primeira fase, a actividade concentrou-se nas provas de tiro e caça, tendo participado e obtido títulos nacionais nessas modalidades, tendo iniciado a prática de futebol apenas de forma não oficial, primeiro em encontros amigáveis contra outras equipas da região e em 1926 oficialmente em provas da Associação de Futebol de Braga, mantendo a sua actividade ininterrupta ao serviço do desporto desde então de que é sócio honorário, por reconhecimento atribuído no ano de 1997", refere-se.

Na actualidade o clube proporciona a prática desportiva a centenas de crianças e jovens nos seus escalões de formação, ajudando-os a crescer como atletas e como homens.

A colectividade desportiva Taipense, viu ser-lhe declarado o Estatuto de Utilidade Pública por publicação em Diário da República N.º 292, II Série 16/12/1993 e por deliberação de 21 de maio de 1998, foi distinguida pelo Município de Guimarães com a Medalha de Mérito Desportivo em Ouro. Também em junho de 2017 foi reconhecida pela Freguesia de Caldelas, com a Medalha de Mérito Desportivo pelo contributo na promoção, divulgação e desenvolvimento do desporto naquela freguesia.

 

Marcações: Clube Caçadores das Taipas, Assembleia da República

Imprimir Email