VÍDEO: Chegou o Natal a Guimarães: multidão encheu o Largo do Toural

A magia do Natal chegou a Guimarães com milhares de pessoas concentradas no Largo do Toural para receberem o Pai Natal e assistirem ao momento em que foram ligadas as iluminações. Uma parada, com as personagens que preenchem o imaginário característico desta quadra festiva, percorreu as principais artérias da Cidade, tendo o Pai Natal sido transportado num automóvel clássico descapotável.

No centro do Largo do Toural, o Presidente da Câmara recebeu o Pai Natal e dirigiu-se ao palco, onde em ambiente festivo foi accionado o sistema de iluminação. Domingos Bragança fez a contagem decrescente perante o olhar atento das pessoas de todas as idades que encheram a praça e a assim participarem neste momento carregado de simbolismo. Seguiu-se a abertura oficial da Casa do Pai Natal.

A animação de rua e toda a ambientação da Cidade estão a cargo da Associação Sol no Miral - Teatro Coelima, num projecto liderado por Rui Fernandes, com actores de Guimarães.
A próxima parada de Natal está marcada para a manhã do dia 24 de dezembro. 

O programa de animação inclui a passagem de ano que será no Largo do Toural, com vários Dj's e projecções de videomapping, numa parceria do Município com a Associação Vimaranense de Hotelaria, sendo esperada a presença de 30 mil pessoas no evento.

O programa «Guimarães, Cidade natal» engloba as comemorações do 21º aniversário da inscrição do Centro Histórico de Guimarães na Lista do Património Cultural da UNESCO, no dia 13 de Dezembro, data que será assinalada com a iniciativa «Património Iluminado», às 18h00, no Largo da Oliveira e Paço dos Duques de Bragança e um concerto «Folefest», às 19h00.

Destaque ainda para para os Concertos de Natal: Quarteto de Cordas de Guimarães, dia 3 de Dezembro, no auditório do Grupo Recreativo de Barco (21h30); e no dia 4 no Círculo de Arte e Recreio (17h00); no dia 11, actua o Coro En' Canto na igreja da Misericórdia (17h00); e no 17, o Grupo Coral de Azurém, na igreja de São Francisco (21h30).
O espectáculo musical de encerramento das comemorações dos 10 anos de Guimarães - Capital Europeia da Cultura também integra o programa. O grupo A Outra Voz vai actuar no dia 21 de Dezembro, no grande auditório Francisca Abreu, do Centro Cultural de Vila Flor.

O Concerto de Ano Novo dará as boas-vindas ao novo ano no dia 1 de Janeiro, às 17h00, com a Orquestra de Guimarães e participação da Academia de Bailado de Guimarães, no Centro Cultural de Vila Flor.

Marcações: Guimarães Cidade Natal, Natal em Guimarães

Imprimir Email