Programa «Guimarães Cidade Natal» rivaliza com o dos municípios vizinhos

O programa da «Guimarães, Cidade Natal» rivaliza com as iniciativas promovidas pelos municípios vizinhos. Esta foi a certeza vincada na conferência de imprensa de apresentação da programação do evento.
O evento conta com uma oferta diversificada de actividades, desde o Mercado de Natal, espectáculos nas ruas, actividades para crianças, concertos de Natal em igrejas, concertos de música e arruadas natalícias.

No dia 1 de Dezembro, sexta-feira. inicia-se o programa com a ligação das iluminações festivas e um programa de animação "direccionado para as famílias" que começa às 15h30 e se prolonga até às 20h30.
No Largo Condessa do Juncal haverá duas tendas, ligadas entre si, que permitirão manter as actividades direccionadas para as crianças em caso de mau tempo.

No Largo do Toural voltará a estar a árvore e a casa do Pai Natal e o já tradicional carrossel, para além de um extenso programa promovido pela Biblioteca Municipal Raul Brandão.
Referência ainda para um espectáculo solidário de Sofia Escobar, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no dia 9, cuja receita reverte a favor das obras da Capela de Nossa Senhora da Conceição e ainda a evocação de mais um aniversário da elevação do Centro Histórico a Património Mundial da UNESCO.
O Vereador da Cultura não tem dúvidas de que a programação da Guimarães, Cidade Natal rivaliza com os programas dos municípios vizinhos.
"Já no último ano Guimarães foi incluída nos várias guias das cidades a visitar no período de Natal. Portanto, depois de vários anos em que Guimarães não participava nessa competição, conseguimos fazer caminho e no último ano já fomos incluídos", sublinhou Paulo Lopes Silva.

Ainda segundo o Vereador da Cultura "este ano entendemos introduzir algumas alterações significativas em comparação com o último ano, estabelecendo um programa mais diversificado nas duas dimensões de Natal e Passagem de Ano como se poderá ver no programa que divulgaremos oportunamente". Ainda segundo Paulo Lopes Silva, "Guimarães apresenta um programa ainda mais diverso e inovador do que no último ano e, por isso, entendemos que temos um programa para rivalizar com os municípios vizinhos com a certeza de que temos uma cidade com condições únicas para torná-la apelativa ao longo de todo o ano".
Sobre a mesma questão, o Presidente da Câmara sublinhou que o Município não vai abdicar da filosofia de programação cultural.
"Se fizermos como os concelhos com quem nos comparam, a verba orçamentada pela cultura diminuía consideravelmente e fazíamos como fazem outros municípios concentrando em três ou quatro festas e depois víamos quem fazia a festa maior. Nós não queremos isso, queremos fazer festas grandes e de enorme qualidade como as Festas Gualterianas, a comemoração do 24 de Junho e a Cidade Natal mas queremos manter a programação", afirmou.

O Presidente da Câmara deu ainda conta da abertura do Município para acolher iniciativas propostas pela Associação do Comércio Tradicional e da Associação Vimaranense da Hotelaria desde que seja com iniciativas "coordenadas e coerentes".
A programação festiva integra a celebração da Passagem de Ano com uma programação que será anunciada brevemente. O orçamento é de 300 mil euros, verba que incluiu o valor a pagar pelas iluminações.


Marcações: Guimarães Cidade Natal

Imprimir Email