Um milhão de quilos de uvas entraram na Adega Cooperativa de Guimarães

É tempo de provar o vinho produzido em 2022, ano que promete ficar na memória dos produtores pelo resultado das colheitas: "há muito vinho e de excelente qualidade". Esta é a avaliação feita por José Sequeira Braga à campanha que terminou no início deste mês.

Nas instalações da Adega Cooperativa de Guimarães entraram "um milhão de quilos de uvas", esperando-se que venham a ser transformadas em 1500 pipas de vinho. "Apesar de 2022 ter sido bastante seco, a quantidade de uvas produzidas é apreciável, mais do que no ano passado - 2021 rendeu poucas uvas", observou, ao considerar que "o aumento que tivemos este ano compensa a perda de 2021, principalmente para os produtores".

"As uvas são de excelente qualidade. A vindima começou a meio de Setembro, após uns dias de chuva intensa que assustaram... Mas foi só isso! A colheita decorreu nas melhores condições, sem água e sem chuva e as uvas estavam esplêndidas, com bom vingamento e boas maturações. Estamos a contar com um ano de muito boa qualidade", analisou, perspectivando que, na produção de vinhos brancos talvez se revele "o maior ano de sempre".

Fazendo questão de sublinhar que a viticultura é uma actividade muito incerta, o responsável concluiu: "este é um bom ano".

Marcações: Adega Cooperativa de Guimarães, viticultura

Imprimir Email