Irmandade da Penha celebra Festa de Nossa Senhora do Carmo com regresso do toque solene do carrilhão



A Irmandade da Penha celebra, este domingo, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da instituição. As festividades estavam agendadas para o domingo passado mas foram adiadas devido ao estado de contingência que vigorava.

Além das celebrações religiosas, a festa ficará marcada pelo toque solene do carrilhão do Santuário da Penha, que voltará a encantar depois da conclusão das obras de recuperação e restauro. O carrilhão do Santuário da Penha, em Guimarães, um dos maiores de Portugal, composto por 19 sinos de diferentes tamanhos e pesos, silenciou-se e perdeu a sua função há quase uma década, dado o avançado estado de degradação dos cabeçalhos, suportes e badalos. Depois de uma aturada e complexa ação de reabilitação, que obrigou ao apeamento (retirada) de todos os sinos, bem como à desmontagem dos respectivos cabeçalhos e vigas, todo o conjunto foi integralmente recuperado e automatizado. A conclusão da complexa operação, mas sobretudo o regresso do toque dos sinos ao Santuário da Penha vai acontecer domingo na chegada da procissão de Nossa Senhora do Carmo ao Santuário.

Este ano, a festa em honra de Nossa Senhora do Carmo da Penha – Padroeira da Irmandade -, vai decorrer num figurino diferente do tradicional. Assim, a tradicional procissão entre a Gruta e o Santuário terá lugar pelas 16h30, seguindo-se a celebração da Missa Solene. Na chegada ao Santuário, será benzido o carrilhão, que entoará o Hino de Nossa Senhora da Penha. No final da eucaristia, a imagem da Senhora do Carmo será reconduzida de regresso à Gruta.

Durante a tarde, a partir das 15h00, a Irmandade oferece a toda a população um festival musical, no Largo da Comissão, com as atuações de Domingos Araújo, Ofir Show e Kika Freitas.

Refira-se que na tradicional procissão incorpora-se também anualmente o jovem Tiago André. Trata-se da criança, natural de Mondim de Basto, que foi, em 18 de Julho de 2002, raptado no Hospital de Guimarães, poucos dias depois de ter nascido, vindo a ser encontrado pelos responsáveis da Irmandade no Santuário da Penha. Anualmente, a Irmandade da Penha dá também cumprimento à promessa de custear os estudos do jovem.


Marcações: Santuário da Penha, Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha

Imprimir Email